rione Borgo, Roma
Ruas de Roma

Borgo Pio, uma rua encantadora em Roma

Borgo Pio é uma das ruas de Roma que, ao serem percorridas, nos dão a sensação de voltar no tempo.

Circulando por lá, quase nos esquecemos que estamos a poucos metros da famosa Praça São Pedro e da Via della Conciliazione, meta de um vai e vem contínuo de turistas.

passetto di borgo

A atmosfera é aquela de uma cidadezinha de província dentro de uma grande metrópole.

Essa rua muito graciosa foi construída a partir de 1565 graças a ordens do Papa Pio IV, descendente do ramo milanês da família Médici, e concluída por um outro pontífice: Gregorio XIII. Ela mantém diversos edifícios históricos e uma pequena praça chamada Piazza del Catalone, nome de uma família que, antigamente, possuía algumas propriedades no bairro.

porta angelica, vaticano

Você a reconhecerá facilmente porque a praça é decorada com a famosa Fontana dell´Acqua Marcia, uma fonte de água potável com o brasão papal.

Ali pertinho também fica uma deliciosa sorveteria chamada Hedera.

roma cristiana

Além de conservar uma parte importante da história romana e da típica pavimentação romana de sampietrini, atualmente a rua mescla duas almas: uma é aquela mais mundana, composta por lojas de lembrancinhas, alguns restaurantes tipicamente turísticos e locais que ditam tendências.

sorveterias em Roma

Na rua encontra-se, por exemplo, o chamado Barattolo Book Bar (Borgo Pio, 192).

Na língua italiana, barattolo significa pote. Além de ser uma livraria e um espaço cultural, o local serve desde entradas, até primeiros pratos e doces em potes herméticos de vidro.

ruas de roma

A outra é aquela mais bairrista, feita de gente em carne e osso, vizinhos que se conhecem há décadas, lojas de ferramentas, artesãos e mercearias com produtos tradicionais.

fontana dell´acqua marcia

Nessa categoria eu incluiria a Osteria Nuvolari (Via degli Ombrellari, 10), frequentada por moradores do bairro e a mercearia de Patrizia Sosi (Borgo Pio, 27).

rua em roma chamada borgo pio

Passeie tranquilamente pelo Borgo Pio, deixe a atmosfera do local te contagiar, chegue até os arredores do lindo Castelo de Sant´Angelo e, se quiser, estique o passeio até o centro histórico.