Booking.com
Curso de mosaicos na Itália
Tocar

Aprender a arte dos mosaicos na Itália

Quem já visitou a Itália deve ter notado que muitos monumentos símbolos da cultura romana foram decorados com mosaicos. Na capital, por exemplo, eles encontram-se em igrejas como San Clemente, Santa Maria Maggiore e nas Termas de Caracalla. Em Pompéia eles criam um efeito tapete. Em Ravenna eles simulam formas geométricas ou um céu estrelado.

Curso de mosaicos na Itália

A arte de compor cenas com pedras e mármores multicoloridas começou a difundir-se em Roma no I século a.C e graças ao talento e a refinadas técnicas, essa arte foi herdada de geração em geração. O Post-Italy.com é parceiro de Italian Stories, a primeira plataforma a transformar o laboratório dos melhores artesãos italianos em privilegiadas metas turísticas. De norte a sul do país, é possível unir o prazer de conhecer cidades italianas com a chance de aprender os segredos de antigas profissões.

Curso de mosaicos na Itália

A experiência é realizada ao lado de talentos que representam a excelência da produção artesanal italiana. Profissionais que realizam joias, confeccionam roupas e chapéus, restauram pinturas, esculpem o mármore, tecem bordados, estofam móveis, criam vitrais ou transformam outros materiais em obras de arte.

Curso de mosaicos na Itália

Para participar de um laboratório, basta acessar o site http://www.italianstories.it, optar pela cidade ou material de sua preferência e escolher a experiência de seu interesse de acordo com o preço ou duração. Pode ser um workshop de poucas horas ou um curso de alguns dias. Se estiver pensando em passar por Verona, por exemplo, você pode participar de um curso no ateliê da FedericaA artista frequentou um curso de ourivesaria e depois de trabalhar em uma importante galeria de joias na cidade, também estou a tradição dos mosaicos artísticos.

Em 2009 ela inaugurou seu próprio laboratório e passou a colaborar com arquitetos na decoração de ambientes internos e externos, com galerias de arte e outros artesãos. Em um curso intensivo de uma hora e meia, Federica explica aos participantes as diferenças entre os vários tipos de mosaicos, a evolução dessa técnica antiguíssima, os diferentes estilos de composição com mosaicos.

Durante o curso, os participantes aprenderão mais sobre os materiais e utensílios empregados pelos artesãos e terão a chance de cortar pedras de mármore, vidro e cerâmica. O custo máximo dessa experiência é de 60 euros (no caso de um único participante) e você pode reservar a sua vaga ou a sua data preferida para esse workshop aqui.

Italian Stories também lançou uma iniciativa de crowdfunding que está recolhendo verbas para a realização de um livro intitulado MANI – il cuore dell’artigianato italiano – (Mãos, o coracao do artesanato italiano). Em 144 páginas, a publicação reunirá cerca de cem fotografias que exaltam a beleza do talento dos artesãos do made in Italy.

O livro será impresso em edição limitada e também terá uma versão eletrônica. Você pode colaborar com o projeto com uma pequena doação ou encomendando antecipadamente um livro que pode ser um ótimo presente de Natal e que será enviado para os seus patrocinadores no mundo inteiro. Todos os detalhes aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60