Blog sobre viagens e turismo na Itália.
Booking.com
laboratório de máscaras em Veneza
Tocar

Onde realizar máscaras em Veneza

Elas são um dos símbolos de Veneza. Coloridas e de formas variadas, decoram as vitrines de muitas lojas da cidade e são um souvenir que muitos brasileiros fazem questão de colocar na bagagem.

As máscaras venezianas representam uma tradição antiguíssima. Alguns documentos comprovam a sua existência a partir de 1268.

laboratório de máscaras em Veneza

Desde o período em que a República de Veneza estava sob a liderança do Doge Foscari, os artesãos italianos que realizavam máscaras eram chamados de maschereri. Mesmo no passado, essa classe de profissionais era tão organizada que em 1436 já possuía um estatuto próprio.

A demanda por máscaras era muito intensa. Por volta de 1773 existiam 12 laboratórios de maschereri na cidade e o uso de máscaras era tão habitual que foi necessário criar leis para regulamentar a sua utilização.  No século XIV, por exemplo, o seu uso foi proibido à noite, em conventos e igreja.

laboratório de máscaras em Veneza

A palavra italiana maschera deriva do árabe mascharà (sátira) e, na verdade, esses acessórios não eram utilizados exclusivamente durante o período de Carnaval.

Em geral, elas serviam para proteger a identidade de seu portador e eram inspiradas na commedia dell’arte, manifestação de teatro popular cujos protagonistas eram personagens como Arlequim, Pierrô e Colombina. A máscara anulava as diferenças entre gêneros, credos, raças e classes sociais e permitia que os cidadãos vivessem um perene clima de hedonismo.

laboratório de máscaras em Veneza

Protegidos pelo anonimato, quem usava uma máscara sentia-se livre para deixar de lado a racionalidade, divertir-se e seguir o próprio instinto.

O Carnaval veneziano teve um momento de pausa durante a ocupação temporária da cidade por austríacos e franceses, mas voltou a ser comemorado a partir de 1979 e, até, hoje, continua sendo um dos mais fascinantes do mundo. Apesar da globalização, na cidade ainda existem laboratórios que realizam artesanalmente as famosas máscaras venezianas. Carlo, que faz parte da rede de artesãos de Italian Stories, parceira do Post-Italy.com, é um deles.

laboratório de máscaras em Veneza

Se você quiser aprender como  as máscaras venezianas são feitas à mão, com a técnica do papel machê, e conhecer de perto as diferentes técnicas usadas para decorá-las, essa é a sua chance.

O laboratório de Carlo, no centro de Veneza, é repleto de máscaras de vários estilos e cores e de fantasias de alta costura que podem ser realizadas sob medida.

O workshop para a realização da máscara dura cerca de duas horas e, durante essa experiência inesquecível, cada participante receberá orientações e poderá levar para casa o objeto decorado com suas próprias mãos, em Veneza.  Não há limites de idade para participar dessa iniciativa e você pode reservar a data de seu curso aqui. O custo do workshop é de 90 euros por pessoa.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *