receita do licor Limoncello, Itália
SaborearVinhos e receitas

Limoncello, licor dos frutos e do sol da Itália

Quando cruzamos com as garrafas de Limoncello no ambiente luxuoso do duty – free shop dos aeroportos, pouca gente imagina que esse licor cítrico, na verdade, é realizado com uma das partes menos nobres do limão: suas cascas. Símbolo do mediterrâneo, a bebida nos faz pensar no perfume da Península Sorrentina, em árvores frondosas carregadas de frutos amarelo-ouro beijados pelo sol, na determinação dos produtores do sul da Itália, que criaram coreográficos terraceamentos nas colinas com vista para o mar.

limoeiros na Costa Amalfitana, Itália

Os habitantes de Sorrento, Amalfi e Capri reivindicam a sua invenção, mas foi no final da década de 80 que a marca «Limoncello» foi registrada pelo empreendedor Massimo Canale, em Capri. O Limoncello é realizado com os perfumados limões de Sorrento, um produto que possui a certificação IGP (Indicação Geográfica Protegida) e também é conhecido como Limone di Massa ou Ovale di Sorrento.

licor Limoncello

Alguns botânicos sustentam que os limões são produtos cultivados há séculos no sul da Itália e mosaicos e afrescos encontrados em Pompeia e em Ercolano confirmam essa hipótese.

Pompeia, Itália

Em geral, os frutos classificados como Limone di Sorrento IGP são limões bem maiores do que aqueles que costumamos ver no Brasil e pesam, em média, não menos que 85 gramas. Sua forma é elíptica e a sua casca rugosa, perfumadíssima, contém óleos essenciais que são utilizados no setor da confeitaria e também naquele da cosmética. Em Nápoles o ingrediente é usado para marinar o peixe e em alguns dos doces mais gostosos da cidade, como o Babà e o sorbetto, que possui uma consistência similar a nossa raspadinha.

receita do Limoncello italiano

No Limoncello, as cascas de limões fresquíssimos são imergidas em álcool puro de cereais por pelo menos duas semanas (veja receita abaixo). O resultado da simbiose entre esses dois ingredientes simples é um licor refrescante servido bem gelado no final das refeições. Para quem quiser experimentar, aqui você encontra o método para preparar o Limoncello (veja receita abaixo) ou, se preferir comprá-lo pronto, compartilho uma receita que sempre faço aqui em casa usando esse licor: a Caprese al Limoncello, um doce sem fermento que fica mais baixo que os bolos tradicionais mas é delicioso.

receita do Limoncello italiano

Receita do Limoncello: 10 limões orgânicos, 1 litro de álcool etílico de cereais com 95,0° de teor alcóolico, 1,2 kg de açúcar, 1 litro e meio de água. Lave os limões em água morna.Descasque-os evitando remover a parte branca da casca (que é amarga) e corte as cascas em tirinhas. Em seguida, colocá-las de molho por um mês em 750 ml de álcool para uso alimentar. Use um recipiente de vidro que possa ser fechado hermeticamente  e guarde-o em local fresco e bem escuro. Depois de um mês, ferver a água e adicionar o açúcar, mexendo até ele se diluir completamente. Deixar esfriar e acrescentar os outros 250 ml de álcool no recipiente com a infusão da casca. Fechar de novo a garrafa e deixá-la 40 dias no escuro. Após este período, filtrar o conteúdo do recipiente e guardá-lo em garrafas na geladeira.
Caprese al Limoncello: 350 gramas de amêndoas sem casca moídas no liquidificador ou no mixer (se preferir, use a mesma quantidade de farinha de amêndoas), 5 ovos, 200 gramas de açúcar, 50 gramas de farinha, meio copo de Limoncello, 1 limão orgânico.  Separar as gemas das claras. Montar as claras em neve e guardar na geladeira. Bater as gemas com o açúcar e as raspas do limão orgânico até obter um composto bem homogêneo. Em seguida, utilizando uma colher (não a batedeira!), acrescentar a farinha, as amêndoas trituradas, o Limoncello e, por último, bem delicadamente, as claras em neve. Cozinhar no forno a 160 graus por cerca de 40/50 minutos. Quando a torta esfriar, polvilhar a sua superfície com açúcar de confeiteiro. Buon appetito!

receita italiana: torta Caprese

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.



Booking.com

728x90

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *