Booking.com
CafeteriasSaborear

SAID: chocolateria para encher os olhos

O friozinho, pelo menos segundo o calendário, deveria estar chegando. Geralmente, apesar de outubro ser um mês de outono, em Roma o clima costuma ser ameno, agradável, com céu limpo e tardes de sol. Existe até uma expressão para indicar essa peculiaridade metereológica: a chamada ottobrata romana.

Antigamente, na Roma pontifícia, o período conhecido como “ottobrata romana” coincidia com as comemorações que aconteciam no final da colheita de uvas. Esse ano, no entanto, o tempo está excepcional. As temperaturas do mês de outubro ficaram acima da média e, apesar de já estarmos em novembro, todo dia superamos os 20 graus.

Pessoalmente, adoro aqueles dias de frio seco e céu limpo, com raios de sol. Também aprecio muito algumas coisas típicas do inverno como, por exemplo, esquentar as mãos com uma deliciosa xícara de chocolate quente.

Aqui na Itáia aprendi a apreciar a genuinidade do chocolate amargo porque, quando a qualidade do cacau é excelente, os fabricantes não precisam recorrer ao uso de gordura e açúcar, uma prática comunemente adotada por algumas multicionais.

Então hoje o meu post será sobre um lugar que será motivo de alegria para os chocólatras de plantão.

No bairro de San Lorenzo, hoje uma área um pouco caótica, é verdade, e frequentada principalmente por estudantes, existe um local muito gracioso chamado Said. Trate-se de uma antiga fábrica de chocolates, fundada em 1923, e transformada em um espaço que conquista os olhos e o paladar de quem passa por lá. Você se sentirá como o protagonista de uma aventura na fábrica de Willy Wonka!

A decoração é linda e de extremo bom gosto e, assim que você entrar lá será envolvido por aromas indescritiveis  por potes de chocolates de todos os tipos e sabores. Móveis retrò confundem-se com antigas máquinas utilizadas na antiga fábrica. Em vez de quadros, as paredes da Said são decoradas com formas para preparar chocolates. Tudo em perfeita sintonia.

Depois do ambiente “loja”, a Said possui um espaço para quem prefere curtir um aperitivo ou não quer perder a oportunidade de acomodar-se em um de seus sofás para provar pratos salgados ou doces, como bolos, petit gateau,  tortas, bombons, chocolate quente e outras delícias como “calzoni de ricotta e chocolate e berinjela”. A combinação parece estranha? Pois saiba que a união de dois ingredientes aparentemente contrastantes como a berinjela e o chocolate é típica da famosa e fascinante zona da Costiera Amalfitana, no sul da Itália.

E você? Pode contar para a gente qual foi o melhor chocolate que provou em toda a sua vida?

SAID: Via Tiburtina, 135 – Aberta de segunda à sexta das 12h30 às 15h30 e das 18h30 à meia-noite e meia. Aos sábados, das 18h30 à meia-noite e meia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *