Booking.com
torre de Pisa
Città d'ArteVer

Todos querem segurar a Torre de Pisa

Pisa, na região da Toscana, é um dos cartões postais mais famosos da Itália. Quem programa uma viagem para a Europa não quer perder a chance de voltar para casa com a foto da Torre Pendente, mas fica na dúvida sobre como elaborar um itinerário que inclua a cidade.

Pisa, Itália

Organizar um bate-volta Roma-Pisa é possível, mas é uma escolha que eu desaconselho porque em seus arredores existem inúmeros lugares lindos que merecem uma visita.

Com a minha família, me hospedei em Volterra e de lá decidimos circular de carro por Lucca, Pisa e San Gimignano.

Torre de Pisa

Pisa é uma cidade muito graciosa e ainda mantém intacta a sua aura imponente. Entre os séculos XI e XIII, sua armada marítima criou importantes rotas comerciais com a Espanha e com o norte do continente africano e esse pioneirismo comportou grandes vantagens para a Itália. Isso porque o país soube aproveitar os reflexos da evolução científica e a influência cultural do mundo árabe.

A potência de Pisa começou a declinar por volta de 1284 – depois de sua derrota para a cidade portuária de Gênova – e também foi duramente atingida durante os bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.

Torre de Pisa, Toscana, Itália

O passar dos anos, no entanto, não apagaram o seu fascínio e todos os anos milhares de turistas continuam a visitá-la.

A cidade vai muito além da Torre de Pisa, mas se você tiver pouco tempo para explorá-la, saiba que suas principais atrações concentram-se na famosa Piazza dei Miracoli (Praça dos Milagres). Ali fica o Duomo di Santa Maria Assunta, sua majestosa catedral de estilo românico erguida em 1064, o Batistério circular que começou a ser construído em 1152 e o chamado Camposanto (cemitério).

fotos de Pisa, Itália

Pouca gente sabe, mas em Pisa existe uma lenda sobre a história do Duomo. Em uma de suas fachadas, na altura do seu olhar, o mármore é repleto de buraquinhos que, segundo uma crença, seriam as marcas das unhas do diabo. Com inveja da beleza da catedral, ele teria escalado o edifício na tentativa de destruir a obra.

Os habitantes de Pisa também costumam dizer que se você contar os buraquinhos o resultado sera sempre diferente!

como visitar Pisa na Itália

A protagonista da praça, obviamente, é a Torre. No entanto, quando ela foi projetada deveria representar um campanário complementar ao Duomo. Sua construção teve início em 1173 e começou a inclinar-se antes mesmo de ser concluída porque está localizada em uma área com subsolo arenoso.

Torre de Pisa, Toscana

Muitos turistas preferem fazer pose para fotos diante da Torre, fingindo segurar o seu peso, mas há quem não renuncie à possibilidade de subir nela. Se você é um deles, saiba que a Torre tem ingresso controlado. A cada 15 minutos, somente 30 pessoas podem subir a pé seus 273 degraus. Cada visitante tem 35 minutos a disposição para subir e descer. Haja fôlego!

Se você observar bem os degraus consumidos principalmente de lado, notará que eles refletem a pendência da torre porque, subindo-os, os visitantes acabam apoiando-se na parede.

A Torre Pendente é a mais famosa de Pisa, mas ela não é a única torre inclinada da cidade. As igrejas de San Michele degli Scalzi (Viale delle Piagge) e a Chiesa San Nicola (Via Santa Maria) também possuem torres pendentes.

viagem à Pisa, Itália

Pisa também orgulha-se de suas três universidades de grande prestígio (a Escola Normal Superior, a Escola Universitária Superior Sant´Anna e a Università di Pisa).

A cidade também esbanja história. Uma curiosidade interessante é aquela de uma antiga torre localizada na Piazza dei Cavalieri, a chamada Torre della Muta ou Torre da Fome. Segundo os pisanos, a torre que teria servido de prisão para o Conde Ugolino della Gherardesca, um dos líderes guelfos que exerciam a sua autoridade sobre a cidade de Pisa. Acusado de traição, em 1289 foi encarcerado com seus dois filhos e dois netos e chave da torre teria sido jogada no rio Arno.

Divina Comédia

O personagem é um dos mais célebres da Divina Comédia, de Dante Alighieri, que em um de seus cantos do Inferno sugere que Ugolino teria comido seus filhos e netos para sobreviver à prisão. Em 1605 a torre foi englobada ao chamado Palazzo Dell´Orologio.

A Torre em números: Altura:58,36 metros Peso:14.453 toneladas Inclinação atual: 5,5° Escadas: 273 degraus Para visitar a Torre de Pisa: Você pode comprar antecipadamente os ingressos para visitar a Torre e o Duomo ou verificar as inúmeras opções de passeios (guiados ou não) com a Get your Guide
Como encaixar Pisa em seu roteiro: Para mim, Pisa combina bem com um roteiro de carro que inclui Volterra, Pisa, Lucca e San Gimignano. Se quiser vir até a cidade de trem, saindo de Roma é possível usar os trens rápidos ou aqueles regionais. As tarifas oscilam, em média, entre 24 e 48 euros, só ida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *