Amerigo Vespucci: o veleiro italiano que atrai multidões de turistas
Muitos brasileiros aproveitam a passagem pela Europa para fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo. Pessoalmente, não amo esse gênero de viagem. O único país que visitei a bordo de um navio foi a Grécia. Essa minha resistência a viagens marítimas, no entanto, não me impede de admirar a beleza de obras-primas da engenharia naval.
Arregalei os olhos diante de maravilhas como o Museo do Vasa, em Estocolmo, e de seu navio homônimo, dos grandes barcos ancorados em portos históricos como Gênova ou Rodes. Desde a infância, os navios sempre povoaram a nossa imaginação, assim como o personagem de Alice através do espelho, capitã do The Wonder.
Se eles não fossem tão fascinantes, ficaria difícil explicar o fenômeno dos navios naufragados como atração turística ou porquê muitos estrangeiros ainda preferem chegar a um lugar frágil como a Piazza San Marco, em Veneza, a bordo de navios gigantescos. A Itália possui grande know-how no setor da indústria naval e organiza, anualmente, um salão náutico na cidade de Gênova.
Se você vier para a Itália e não pretende fazer um cruzeiro, uma maneira de apreciar todo o talento italiano no setor naval é conhecer o Amerigo Vespucci. O nome soa familiar, não? Se trata do navio mais antigo da Marinha Militar italiana, operativo desde 1931. Na verdade, é um veleiro de 82 metros de comprimento que nos lembra os históricos navios ingleses.
Totalmente construído na cidade de Castellamare di Stabbia, na região da Campânia, no sul do país, o navio é utilizado unicamente para o treinamento dos alunos da Accademia Navale italiana e ultimamente também navegou para promover a candidatura de Roma como sede das Olimpíadas de 2024, iniciativa sucessivamente reprovada pela prefeitura da capital. Em 1960, também transportou a chama olímpica do porto de Pireus, em Atenas, até Siracusa, na Sicília.
Mas o que o Amerigo Vespucci tem de tão especial? Em 1962, recebeu o título de “navio mais belo do mundo” e graças a um restauro realizado a partir de 2006 ainda hoje mantém intacta toda a sua beleza.
O Amerigo Vespucci é um embaixador da engenharia naval e da cultura italiana no mundo e, periodicamente, navega pelos portos do mundo todo em ocasiões especiais. O Post-Italy.com ficará de olho no calendário de eventos do veleiro e divulgará as próximas datas aqui no site.
Muito esclarecedor o artigo da fragata. Não sabia que ainda tinha vida útil. Muito bonito de se ver a preservação do patrimônio histórico de um povo.Povo com memória é povo com personalidade e com valores wue fazem de um ser, ser humano.
Grazie cara!