Città d'ArteVer

Úmbria é a meta turística italiana sugerida pela Lonely Planet em 2023

A região da Úmbria acaba de entrar para a lista de destinos imperdíveis que a Lonely Planet sugere para o próximo ano. Se trata da única meta turística italiana entre aquelas citadas na publicação Best in Travel 2023.

Graças a sua grande oferta enogastronômica, ela entrou no ranking na categoria “Sabores”. Para quem não sabe, a Úmbria é conhecida como “o coração verde da Itália” e produz alguns dos melhores vinhos, embutidos e azeites do país.

No entanto, ela não agrada somente o tipo de turista “food lover”, mas garanto que é uma região capaz de surpreender todos os viajantes. Dúvida?

Então aqui sugiro alguns dos inúmeros lugares interessantes que você pode conhecer na Úmbria, de acordo com diversos perfis de viajante.

Amantes da aventura: para aventureiros, uma boa pedida é passar um dia perocorrendo uma das trilhas que levam até as Cascate delle Marmore, a cachoeira mais alta da Europa. Ou então curtir Castiglion del Lago.

UMbria, Italia, meta italiana Lonely Planet

Spello e Cascate delle Marmore

Adeptos do turismo religioso: é na Úmbria que ficam alumas das metas mais visitadas pelos católicos brasieliros: Assis, cidade do padroeiro da Itália, Cássia, onde viveu Santa Rita, e Norcia, terra de São Bento.

UMbria, Italia, meta italiana Lonely Planet

Assis e Lago Trasimeno

Nostálgicos: se você curte o slow travel, sugiro que conheça o bucólico povoado de Rasiglia, onde riachos, moinhos e laboratórios de artesãos que dedicam-se, por exemplo, à tecelagem, te deixarão encantado. Ou então Bevagna, um dos vilarejos medievais mais belos da região, Panicale, cidade pela qual se apaixonou o cantor Ed Sheeran, ou a Isola Maggiore, onde vivem menos de 10 habitantes.

Gulosos: A meta famosa pela arte da “norcineria”, ou de realizar embutidos artesanalmente é Norcia, vítima de um terremoto em 2016.

Amantes da natureza: que tal organizar uma vaigem que coincida com o período da florada das lentinhas em Castelluccio di Norcia e contemplar todas as cores de uma natureza exuberante? Ou encantar-se com as sacadas floridas de Spello?

Enófilos: eu não perderia a chance de conhecer Montefalco, terra de vinhos como o Sagrantino, um dos mellhores tintos italianos.

UMbria, Italia, meta italiana Lonely Planet

Duomo de Orvieto e vinhedos da Umbria

Fãs da arquitetura: precisam conhecer Gubbio e Narni, com sua atmosfera medieval, a capital Perugia, com suas fontes e palácios, o Duomo da cidade de Orvieto, obra para lá de majestosa, ou a graciosa cidade de Spoleto, cenário de uma famosa série de TV italiana.

UMbria, Italia, meta italiana Lonely Planet

Perugia

Amantes do misticismo: sugiro uma parada em La Scarzuola, a cidade ideal projetada por um arquiteto italiano, repleta de construções e símbolos esotéricos.

UMbria, Italia, meta italiana Lonely Planet

Florada das lentilhas, La Scarzuola e Rasiglia

Imaginava que essa pequena região da Itália oferecesse tantas opções de passeios? Precisando de consultoria personalizada para a sua viagem, fale comigo! postitalyblog@gmail.com 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *