Camosciara, Abruzzo. Onde animais correm soltos e a imaginação também
Você já ouviu falar da Camosciara, uma das reservas naturais no interior do Parco Nazionale d’Abruzzo, Lazio e Molise e considerada uma das mais importantes da Europa? São 150 mil hectares de superfície com uma grande biodiversidade: mais de 2400 espécies de plantas e flores.
É inegável que, sob muitos pontos de vista, incluindo aquele do turismo, 2020 começou com um cenário inédito. Causas de força maior limitaram as possibilidades de viagem. Alguns países fecharam suas fronteiras. Notícias relacionadas ao global warming, como os 20 graus na Antártida, sublinharam o quanto frágil e exposto é o nosso planeta.
No Reino Unido, o biólogo e fotógrafo italiano Pasquale Vassalo venceu o prêmio Underwater Photographer of the Year (UPY) com a fotografia intitulada Octopus Training, um polvo grudado a uma bola de couro.
A vulnerabilidade de nosso ecossistema está sendo submetida a duras provas. E isso nos deve induzir a repensar a nossa maneira de viajar e de interagir com a natureza.
Um bom lugar na Itália para a gente perceber o quanto o equilíbrio entre homem e natureza é capaz de preservar cenários espetaculares é a Riserva Naturale La Camosciara, localizada nos arredores de Civitella Alfedena e Villetta Barrea, na província de L’Aquila, na região Abruzzo.
A Camosciara é um parque protegido por leis de tutela ambiental e o local foi chamado assim porque ali ficam dezenas de “camosci” (camurças jovens) e outras espécies de animais, como o lobo dos apeninos. Além das camurças, um dos símbolos da reserva é o urso-pardo, espécie em via de extinção, mas ali também correm soltos veados, corços e voam águias.
Por suas características geológicas, a área de montanhas que circunda a Camosciara é comparada aquela alpina. Com seus pináculos e cordilheiras de dolomitas brancas e cinza, é muito semelhante às Dolomitas do norte da Itália.
A área estende-se até o vale, chegando ao Rio Sangro, e oferece várias opções de lazer, desde caminhadas e percursos de trekking, até passeios com cavalos, em mountain bike ou, para os mais preguiçosos, um trenzinho que percorre os pontos mais panorâmicos da Camosciara.
Durante o inverno, nas tardes de sábados também são organizados passeios com sapatos para a neve e tochas. O custo é de 20 euros por pessoa (15 para crianças), ma sé preciso reservar a atividade antecipadamente, enviando um e-mail para info@camosciara.com
Desde 1999, não é mais possível explorar a Camosciara e suas belezas de carro. Chegando no parque, você precisará estacionar (4 euros a tarifa para o dia inteiro) e preparar-se para uma caminhada de aproximadamente 3 quilômetros, percorrendo uma estrada que margeia uma floresta de faia e pinheiro negro, riachos e até cachoeiras.
O esforço vale a pena porque a gente sente no ar e na pele o contato com a natureza. Respiramos aquele ar puro, fazemos pausa para tocar a água gelada dor riachos ou para admirar a potência das águas das cachoeiras. A maioria dos visitantes passa o dia inteiro no parque, aproveitando para fazer um piquenique.
Se você não tiver tanta disposição, bastará pegar o trenzinho que, regularmente, em horários marcados, chega até a parte mais alta da Camosciara e depois volta à area reservada ao estacionamento.
Visitar a Camosciara e os vilarejos da região do Abruzzo ter a chance de entrar em sintonia com a Itália tranquila, ainda autêntica, imaginar e confiar em um futuro harmonioso, onde turismo também pode ser sinônimo de slow travel e de respeito pela natureza.
Sobre o Abruzzo, leia também:
Rocca Calascio. Um dos castelos mais lindos do mundo fica no Abruzzo, Itália.
L’Aquila quase 10 anos depois do terremoto. A capital dos Abruzzo entre passado e futuro
Ovindoli: esquiar na Itália curtindo muito e gastando pouco
Mergulhando no verde-esmeralda do Lago Sinizzo, nos Abruzzo
Entre horta e cozinha o renascimento depois do terremoto nos Abruzzo
Vasto, mar, arquitetura e beleza inesperada na região Abruzzo
Costa dei Trabocchi. A beleza primordial das palafitas de pesca
Villetta Barrea. Para descobrir o fascínio da natureza do Abruzzo