Canova Tadolini: o museu – cafeteria em Roma
Roma é repleta de lugares incríveis e nessa cidade respiramos arte e beleza. Um lugar fascinante que comprova essa teoria é o Museo Atelier Canova – Tadolini, cafeteria localizada na Via del Babuino (a poucos metros da Piazza di Spagna), uma das ruas com as lojas mais elegantes da capital.
Esse espaço é muito peculiar porque foi construído no interior do antigo ateliê do artista e escultor Antonio Canova (1757-1822), um dos grandes expoentes da arte neoclássica italiana.
Sua fama ultrapassou fronteiras e Napoleão convidou o artista para ir até Paris, onde retratou o imperador e também a sua família.
Algumas de suas esculturas mais famosas são Pauline Bonaparte como Vênus Vencedora (Galeria Borghese, Roma), Amor e Psiquê (Museu do Louvre, Paris), As três Graças (Museu Hermitage, Rússia), o Túmulo de Clemente XIII (Basílica de São Pedro, Vaticano) e Perseu com a cabeça da Medusa (Museus Vaticanos).
A cafeteria Canova – Tadolini é repleta de esboços em gesso que o artista realizava antes de esculpir definitivamnete uma obra. Lá você encontrará, por exemplo, os bustos de alguns papas, estátuas equestres, perfis de corpos femininos. Entre elegantes móveis e espelhos, as esculturas são as protagonistas do ambiente e, enquanto degustam um cappuccino ou um espresso, os clientes são circundados de beleza.
O artista utilizou o laboratório de Via del Babuino até 1818, ano no qual decidiu ceder o ateliê ao seu colaborador preferido, Adamo Tadolini. O local foi utilizado por quarto gerações de escultores da família Tadolini, até 1967. Depois de Adamo, Giulio, Scipione e Enrico.
Se inicialmente uma cafeteria e um laboratório artístico podem parecer incompatíveis, um segundo olhar, mais condescescente, confirma as palavras do poeta Paul Claudel : A ordem é o prazer da razão, mas a desordem é a delícia de imaginação.
Como sugiro aqui sobre furadas em Roma, em quase todos os locais da capital, consumir um café no balcão de um bar custa um preço. Consumi-lo sentado, outro, bem mais caro. Para evitar surpresas, faça como a maioria dos italianos e peça um bom espresso no balcão da cafeteria.
Na cafeteria Canova – Tadolini o preço de de um espresso é de 1 euro, ou seja, não superior ao outros bares do centro histórico.