burrata italiana
Saborear

Como usar a burrata, uma das estrelas da gastronomia italiana

Com muita probabilidade, você associa uma grande variedade de queijos a países como a França, mas a Itália não fica atrás quando o assunto são queijos de excelente qualidade. De norte a sul você encontrará produtos que são uma verdadeira tentação para o paladar: desde aqueles envelhecidos ou “curados” – com sabores mais marcantes – até aqueles frescos. Aqui no Post-Itay.com já, contei, por exemplo, como você pode visitar uma fábrica de queijo tipo Parmigiano Reggiano.

Em geral, os italianos levam muito a sério o tema alimentação. Só para lembrar, a dieta mediterrânea – patrimônio imaterial da Unesco – nasceu aqui e o Slow Food também é um movimento idealizado por ativistas italianos.

Modismos gastronômicos não costumam ter muitos adeptos em território tricolor, onde costuma-se privilegiar aspectos como o território de origem de um produto e a qualidade de sua matéria-prima.

Burrata

No último ano, uma das “descobertas” dos estrangeiros foi a burrata, uma das protagonistas da hashtag #foodporn nas redes sociais. Os americanos apelidaram o produto de “sexy cheese”, mas aqui na Itália a burrata não é uma novidade.

Oficialmente, a burrata nasce na cidade de Andria, na região da Puglia, mas ninguém sabe dizer ao certo a data. Provavelmente entre a década de 20 e 1956, quando o queijeiro Lorenzo Bianchino ficou isolado em sua masseria Piana Padula (fazenda) por causa da neve. Para não desperdiçar o leite que deveria levar à cidade, ele recolheu a parte mais gorda do leite e, unindo-a a fios de mozzarella, recheou um “pacotinho” de mozzarella inflada com a boca, como uma bexiga. A ideia era reciclar para não perder a matéria-prima.

Aparentemente não há muita diferença entre a mozzarella fior di latte e a burrata. Ambas são brancas, lisas e realizadas com leite de vaca. Você só vai perceber a sua grande peculiaridade quando abrir a burrata.

Burrata

No caso da burrata, a mozzarella funciona como uma “embalagem” ou um “pacotinho” que esconde um recheio macio e cremoso – chamado de stracciatella – feito com fios do mesmo queijo embebidos com creme de leite fresco. A mozzarella fior di latte é mais elástica. A burrata desmancha na boca. É bem mais calórica, mas irresistível. Ela tabém pode ser produzida com leite de búfala, mas na Puglia (Apúlia) é mais comum o uso do leite de vaca.

Por ser um produto muito delicado, a burrata deve ser servida temperatura ambiente e não cozida ou esquentada. Corte a bola de queijo em fatias, como se ela fosse um bolo, e prove a burrata para completar um prato de massa, por exemplo. Ideias?

Spaghetti com pesto, tomatinhos cerejas cozidos no forno e burrata. Outra alternativa? Pincele com azeite e cozinhe dois pimentões vermelhos no forno até eles murcharem. Tire a pele e as sementes dos pimentões e bata-os no liquidificador com sal, pimenta e 4 colheres de azeite até criar um creme bem homogêneo. Use o creme para mantecar o macarrão de sua preferência e, na hora de servir, acrescente ao prato pedaços de burrata cortados diretamente com a mão.

Com nossa agência parceira organizamos um roteiro de seis dias pela região da Apúlia (Puglia), percorrendo Alberobello, Altamura, Bari, Lecce, Loccorotondo, o Salento e também Matera, na Basilicata. Para mais informações sobre esse tour por favor escreva para postitalyblog@gmail.com

E se você estiver pensando em uma viagem para a Puglia por conta própria, aqui alguns endereços para provar a burrata em Andria:

Caseificio Montrone 
Via Corato 391/411, Andria  – Tel. 0883.541435

Sanguedolce
S.ple Andria-Trani km 02, Andria – Tel. 0883.599587

Caseificio Andriese “Bontà Genuina”
Via Andria 133, Barletta – Tel. 0883.535656

Caseificio Fratelli Simone
Via Saverio Mercadante 41, Andria – Tel. 0883.598017

Caseificio Fratelli Nuzzi
Via Montegrappa 99, Andria – Tel. 0883.590359

Caseificio Michele Olanda
Via Santa Maria dei Miracoli 150, Andria – Tel. 0883.551810

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *