
Conheça os lugares romanos que serviram de cenários em Love & Gelato
Não é de hoje que a Itália serve de cenário para diversos filmes americanos. As cidades e paisagens do Belpaese sempre inspiraram diretores de cinema e continuam insinuando-se na imaginação de todos aqueles que sonham passar férias no país.
Se você acompanha os lançamentos das produções originais Netflix e é um apaixonado pela Itália, deve ter notado o título Amor & Gelato (Love & Gelato), inspirado no romance de Jenna Evans Welch e dirigido por Brandon Camp.
Em síntese, Love & Gelato narra a história de uma estudante americana – Lina (Susanna Skaggs) – que, após perder sua mãe, embarca para uma viagem a Roma para cumprir a última promessa feita a ela. Tendo como guia o diário de sua mãe, ela passa um verão inesquecível na cidade eterna, encantando-se com a sua beleza, com os seus sabores e com os seus moradores.
Não vou fazer a crítica cinematográfica do filme. Me limito a dizer que é repleto de clichês, mas se ao assisti-lo o seu objetivo for contemplar os belos cenários da capital italiana, então ele vale o seu tempo.
Para que você possa se orientar e conhecer um pouco mais sobre a cidade, pensei em citar aqui os principais lugares e monumentos mostrados durante Love & Gelato, além daqueles óbvios, como o Coliseu, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, ou Piazza di Spagna e a Via dei Condotti, reduto de boutiques de luxo.
Em uma das cenas iniciais, o cenário é aquele dos Mercados de Trajano, em pleno centro, no caminho de quem circula pela área arqueológica da Via dei Fori Imperiali. Eles são considerados o primeiro centro comercial da história, construídos provavelmente entre 100 e 113 d.C.
A festa frequentada pelo personagem de Lina acontece no local que os romanos chamam de “La Nuvola” (a Nuvem), um centro de exposições projetado pelo arquiteto Massimiliano Fuksas e situado no bairro EUR.

Na esquerda, Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna. No alto, à direita, La Nuvola, no bairro EUR. Na parte inferior direita, foto de cena, Netflix/Maila Iacovelli.
Os protagonistas do filme passeiam de motorino pela Piazza della Repubblica, a poucos metros da estação Termini, dando voltas ao redor de sua fonte, a Fontana delle Naiadi.
Lina passeia pela Fontana di Trevi, pelas ruas pitorescas do Rione Monti e de Trastevere.
Outro cenário memorável e facilmente reconhecível por quem já esteve lá é Villa Adriana, que fica em Tivoli, a poucos quilômetros de Roma, e desde 1999 é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.
Outra “villa” mostrada durante o filme é a antiga residência de Benito Mussolini, Villa Torlonia, no bairro Nomentano. Em Love & Gelato, seus jardins são o cenário de um campo de tênis de uma residência nobre.
A villa foi construída em 1806 pelo arquiteto Giuseppe Valadier sob ordens do banqueiro Giovanni Torlonia. Foi vendida às poderosas famílias Pamphilj e Torlonia e, enfim, cedida a Mussolini na década de 20.
Você também deve ter notado uma pirâmide em uma das cenas do filme. É a Piramide Cestia, túmulo de um cônsul romano no bairro de Ostiense.
O mergulho romântico da protagonista acontece nas cachoeiras Cascate di Monte Gelato, no interior do Parco Regionale Valle Treja, na cidade de Mazzano Romano, cerca de 60 km da capital.

Na equerda, Cascate di Monte Gelato. Na direita, na parte superior, Trastevere. Embaixo, o maritozzo romano.
Enfim, como o paladar é algo que não pode deixar de ser agradado durante uma viagem para a capital italiana, Lina prova o doce mais famoso do café da manhã em Roma: o maritozzo, que eu sempre considerei uma verdadeira consolação. Você pode provar essa delícia – sem tentar não sujar o nariz- em locais como Roscioli Caffé Pasticceria (Piazza Benedetto Cairoli, 16) ou Regoli (Via dello Statuto, 60), Pasticceria Walter Musco – Bompiani (Largo Bendetto Bompiani, 8).
Ok, mas e o gelato? Bom, te garanto que por aqui não terá dificuldades para provar sorvetes inesquecíveis. Todas as dicas você encontra nesse post com as melhores sorveterias de Roma.