Ver

Passear pelo bairro de Trastevere, em Roma, sem turistas

Passear pelo bairro de Trastevere, em Roma, nos dias logo após o fim do rígido lockdown provoca um misto de sensações. O governo prevê a livre circulação entre as 20 regiões do país e a reabertura das fronteiras italianas para os cidadãos da área Schengen a partir de 3 de junho. Portanto, por enquanto, pelas vielas do rione não se ouve sotaques estrangeiros.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Para quem não sabe, Trastevere é um dos bairros históricos e mais pitorescos da capital. Seu nome deriva do latim “trans tiberim, que significa “além do Tibre (o rio que atravessa a capital)”.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

É quase uma cidade dentro da cidade. Alberto Sordi, um dos mais famosos atores cômicos italianos e “trasteverino”, contou que na década de 30, quando caminhava para chegar a pé até a Piazza Venezia, os vizinhos apareciam na janela e perguntavam “aonde você vai?” e ele respondia “para Roma”.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Como acontecia em diversas cidades da província, até o período pós-guerra não era raro encontrar em Trastevere casas com banheiro externo e aquecidas graças ao carvão ou lenha como aquela vendida na “bottega der sor Angelini”, um empório histórico, na Via della Luce, cujo proprietário faleceu em 2016, aos 93 anos de idade.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Com o passar do tempo e a difusão do turismo low cost, Trastevere transformou-se em uma das palavras-chave em sites para aluguel de temporada, como Airbnb. O preço dos imóveis no bairro pode superar 10 mil euros por metro quadrado. E muitos dos turistas que disputam o apartamento com a melhor localização são os mesmos que, em seguida, lamentam-se porque são prédios sem elevadores, com fachada descascada e às vezes sem a comodidade do ar condicionado, já que imóveis com vínculos históricos e paisagísticos nem sempre podem ser reformados.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Há quem evidencie o fato que o bairro tenha se tornado uma espécie de parque de diversões. Que cedeu a sua alma popular e “verace” a estrangeiros à procura de trattorie pouco autênticas com cardápios multilíngue ou a jovens que passam a noite na Piazza Trilussa (em homenagem ao poeta romano) depois de um tour etílico a base de coquetéis de nomes improváveis.

A verdade é que não foi só Trastevere que sofreu uma transformação. Segundo as estatísticas, cerca apenas 33 mil pessoas são residentes no centro histórico da capital. Em outras palavras, a área mais nobre da cidade eterna não é território dos próprios romanos. Roma apostou várias cartas no target “turismo internacional” e, segundo o jornal local Il Messaggero, 90% dos hotéis da capital ainda não reabriram totalmente.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Antes da pandemia, circulando pelos becos e ruelas de Trastevere, era comum ser abordado por garçons que improvisavam palavras em inglês ou francês na tentativa de te convencer a entrar em uma osteria. E ao responder em italiano ele replicava algo como “sorry”.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Passeando por Trastevere logo na primeira semana de reabertura pós-lockdown, a sensação é que sem a ambição de ser o palco para a movida estrangeira, o bairro tenha relaxado, em todos os sentidos. Como se, sabendo que não receberá hóspedes, tenha deixado de se pentear ou afrouxado o cinto.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Depois de escondidos ou espremidos na toca, os rostos de idosos são, de novo, os protagonistas da praça. Reúnem-se em uma mesinha nos arredores do Bar San Calisto para jogar baralho e jogar conversa fora. Caminham silenciosamente pelo bairro, de bengala, sem cruzar com o vai e vem das Vespas alugadas pelos turistas. Estendem sem pudor suas roupas nos varais do Vicolo del Cedro.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Os romanos voltam, lentamente, a ocupar legitimamente um lugar de destaque em Trastevere. Vão até o bairro para chegar até à doceria Valzani, na via del Moro, onde se compra a torta Sacher preferida do diretor de cinema Nanni Moretti.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Ou simplesmente para entrar na igreja de Santa Maria in Trastevere, depois de desinfetar as mãos, sem invadir o selfie de um americano, e encontrando uma multa no para-brisa, um sinal de retorno à rotina.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Depois de meses sem manutenção, a grama invadiu várias partes do bairro. Comerciantes com um metro na mão medem a distância entre os sinais adesivos que deverão ser grudados no chão.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Proprietários de restaurantes inventam novas soluções para evitar o contato direto com os clientes, como uma janela improvisada entre caixas de vinho, usada para entregar uma refeição take away.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Há quem aproveite para dar nova dignidade ao portão pichado.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Quem, como eu, viva com alegria o momento de um cappuccino degustado no bairro, quase não acreditando em um prazer reconquistado, mesmo que com algumas limitações.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Quem aproveite os dias de primavera para pedalar nas margens do Rio Tibre ou tomar sol enquanto escuta o barulho do rio.

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

E quem, como a figura da atriz Anna Magnani no papel de uma heroína de desenho animado, pisque os olhos, arrume o penteado e sussurre algo como “Trastevere si rialzerà!” (Trastevere se levantará!).

Passear pelo bairro de Trastevere em Roma

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *