Ver

Conheça os lugares romanos que serviram de cenários em Love & Gelato

Não é de hoje que a Itália serve de cenário para diversos filmes americanos. As cidades e paisagens do Belpaese sempre inspiraram diretores de cinema e continuam insinuando-se na imaginação de todos aqueles que sonham passar férias no país.

Se você acompanha os lançamentos das produções originais Netflix e é um apaixonado pela Itália, deve ter notado o título Amor & Gelato (Love & Gelato), inspirado no romance de Jenna Evans Welch e dirigido por Brandon Camp. 

Em síntese, Love & Gelato narra a história de uma estudante americana – Lina (Susanna Skaggs) – que, após perder sua mãe, embarca para uma viagem a Roma para cumprir a última promessa feita a ela. Tendo como guia o diário de sua mãe, ela passa um verão inesquecível na cidade eterna, encantando-se com a sua beleza, com os seus sabores e com os seus moradores.

Amor & Gelato

Na esquerda, foto de cena Netflix/Fabio Zayed. No alto, à direita, Coliseu. embaixo, o maritozzo.

Não vou fazer a crítica cinematográfica do filme. Me limito a dizer que é repleto de clichês, mas se ao assisti-lo o seu objetivo for contemplar os belos cenários da capital italiana, então ele vale o seu tempo.

Para que você possa se orientar e conhecer um pouco mais sobre a cidade, pensei em citar aqui os principais lugares e monumentos mostrados durante Love & Gelato, além daqueles óbvios, como o Coliseu, a Basílica de São Pedro, no Vaticano, ou Piazza di Spagna e a Via dei Condotti, reduto de boutiques de luxo.

Amor & Gelato

Em uma das cenas iniciais, o cenário é aquele dos Mercados de Trajano, em pleno centro, no caminho de quem circula pela área arqueológica da Via dei Fori Imperiali. Eles são considerados o primeiro centro comercial da história, construídos provavelmente entre 100 e 113 d.C.

Amor & Gelato

Mercados de Trajano em Roma

A festa frequentada pelo personagem de Lina acontece no local que os romanos chamam de “La Nuvola” (a Nuvem), um centro de exposições projetado pelo arquiteto Massimiliano Fuksas e situado no bairro EUR.

Amor & Gelato

Na esquerda, Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna. No alto, à direita, La Nuvola, no bairro EUR. Na parte inferior direita, foto de cena, Netflix/Maila Iacovelli.

Os protagonistas do filme passeiam de motorino pela Piazza della Repubblica, a poucos metros da estação Termini, dando voltas ao redor de sua fonte, a Fontana delle Naiadi.

Lina passeia pela Fontana di Trevi, pelas ruas pitorescas do Rione Monti e de Trastevere.

Amor & Gelato

Rione Monti em Roma.

Outro cenário memorável e facilmente reconhecível por quem já esteve lá é Villa Adriana, que fica em Tivoli, a poucos quilômetros de Roma, e desde 1999 é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco.

Amor & Gelato

Villa Adriana em Tivoli.

Outra “villa” mostrada durante o filme é a antiga residência de Benito Mussolini, Villa Torlonia, no bairro Nomentano. Em Love & Gelato, seus jardins são o cenário de um campo de tênis de uma residência nobre.

Amor & Gelato

A villa foi construída em 1806 pelo arquiteto Giuseppe Valadier sob ordens do banqueiro Giovanni Torlonia. Foi vendida às poderosas famílias Pamphilj e Torlonia e, enfim, cedida a Mussolini na década de 20.

Você também deve ter notado uma pirâmide em uma das cenas do filme. É a Piramide Cestia, túmulo de um cônsul romano no bairro de Ostiense.

Amor & Gelato

Na esquerda, Piazza della Repubblica. Na direita, Piramide Cestia.

O mergulho romântico da protagonista acontece nas cachoeiras Cascate di Monte Gelato, no interior do Parco Regionale Valle Treja, na cidade de Mazzano Romano, cerca de 60 km da capital.

Amor & Gelato

Na equerda, Cascate di Monte Gelato. Na direita, na parte superior, Trastevere. Embaixo, o maritozzo romano.

Enfim, como o paladar é algo que não pode deixar de ser agradado durante uma viagem para a capital italiana, Lina prova o doce mais famoso do café da manhã em Roma: o maritozzo, que eu sempre considerei uma verdadeira consolação. Você pode provar essa delícia – sem tentar não sujar o nariz- em locais como Roscioli Caffé Pasticceria (Piazza Benedetto Cairoli, 16) ou Regoli (Via dello Statuto, 60), Pasticceria Walter Musco – Bompiani (Largo Bendetto Bompiani, 8).

Ok, mas e o gelato? Bom, te garanto que por aqui não terá dificuldades para provar sorvetes inesquecíveis. Todas as dicas você encontra nesse post com as melhores sorveterias de Roma.

Precisando de assessoria para organizar a sua viagem fale comigo: postitalyblog@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *