Mercado em Roma. Villaggio Coldiretti: delícias do agricultor ao consumidor
Conhecer uma feira ou visitar um mercado em Roma é, sem dúvidas, uma maneira de aproximar-se da cultura local. Na Itália, o tema alimentação é sempre em pauta e apesar da vida frenética a maioria dos italianos tenta privilegiar o consumo de produtos saudáveis.
Só para vocês terem uma ideia, no primeiro quadrimestre de 2018 o consumo de orgânicos no país cresceu cerca de 10,5%. Quando possível, a população prefere levar para casa produtos nacionais, de fileira curta (do produtor ao consumidor) e a km 0, ou seja, cultivados no próprio território.
Para quem não sabe, vale lembrar que na Itália nasceram iniciativas como o Slow Food e Terra Madre.
Um dos exemplos mais bem sucedidos de contato direto entre agricultores e consumidores é o Mercato Campagna Amica promovido pela associação Coldiretti.
Em diversos bairros de Roma, são organizadas feiras para a venda direta de frutas, verduras, queijos, carnes, pães e outros alimentos. A mais famosa e talvez de acesso mais fácil para os turistas é aquela organizada aos sábados nos arredores do Circo Massimo (na Via di San Teodoro).
Nos dias 5, 6 e 7 de outubro, nessa área da cidade será organizado o chamado Villaggio Coldiretti. O Circo Massimo se transformará em um grande ponto de encontro entre agricultores e consumidores.
Serão 80 mil metros quadrados dedicados à venda direta de produtos que estão quase desaparecendo de nossas mesa, à interação com a natureza e com a realidade dos agricultores, além de atividades de pet therapy.
Serão montados espaços como fazendas didáticas com a presença de animais e tratores e quem passar por lá poderá provar a realizar pães, a pisar a uva ou adestrar um falcão.
Obviamente, por 5 euros também será possível degustar pratos preparados por agrichefs (chefs agricultores), provar azeites, cervejas artesanais e vinhos.
O Villaggio Coldiretti acontece nos dias 5 e 6 de outubro das 9h às 23h e no domingo, 7 de outubro, das 9h às 20h. A entrada no evento é gratuita e para chegar até o Circo Massimo pegue a linha B do metrô e desça na parada homônima.
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.