Isola del Liri. A cidade com uma cachoeira no centro histórico
Vale a pena conhecer a região do Lácio? O que há de tão especial por lá que eu não encontro em Roma? E se eu te disser que você pode visitar, por exemplo, uma cidade com uma cachoeira em pleno centro histórico? Esse foi o motivo de nosso passeio até Isola del Liri e, em seguida, Sora, terra natal do ator Vittorio de Sica. Na Via Giovanni Branca fica uma placa de mármore que relembra o nascimento de seu ilustre cidadão, em 1901.
Se você já visitou a capital italiana, deve ter notado que não há como separar a história da cidade daquela da igreja católica. Roma foi capital do estado pontifício até 1870, ano no qual foi anexada ao Reino da Itália.
Essa influência também é evidente no território que os romanos chamam de Ciociaria, na província de Frosinone, caracterizada pela presença de vilarejos medievais, mosteiros, abadias e residências papais, como Anagni, além de natureza espetacular, como aquela do Lago di Posta Fibreno.
Se, no passado, diversas cidades do centro e norte da Itália foram governadas pelas Signorie e membros de famílias nobres assumiam a chefia do poder executivo, na região do Lácio o Papa foi o rei de um império que compreendia outras regiões e durou de 756 até a metade do século XIX.
A palavra Ciociaria indica a terra dos ciociari, camponeses que usavam os cioci ou sandálias de madeira, lugar percorrido por diferentes povos, santos e exércitos.
Com um passado tão rico, há muito o que se conhecer no Lácio e a dupla Isola del Liri + Sora é só uma das sugestões de programas na região.
Em Isola del Liri as atrações principais são duas cachoeiras, elementos da natureza que você não imagina encontrar bem no centro da cidade. Isso acontece graças ao curso do rio Liri, que de Sora divide-se em duas partes na altura da base do majestoso Castelo Viscogliosi-Boncompagni, atualmente aberto só para a realização de eventos.
Na verdade, é como se o rio abraçasse o castelo, envolvendo-o como uma ilha. O lado direito do rio forma a cachoeira chamada Cascata del Valcatoio e suas águas escorrem sobre uma parede de rocha inclinada até chegar na cidade.
O lado esquerdo do rio, por sua vez, dá origem à Cascata Grande, também chamada de Cascata Verticale. Só para vocês terem uma ideia, se trata de uma cachoeira de 27 metros de altura que graças ao volume e à potência de suas águas cria um espetáculo único.
A cachoeira de Isola del Liri impressionou o artista francês Jean-Joseph Xavier Bidauld, que a representou na tela intitulada “Paysage d’Italie : vue d’Isola del Liri, près de Sora”, exposta do Museu do Louvre, em Paris.
Em julho, na cidade acontece o Liri Blues Festival, um dos festivais dedicados a esse gênero musical. Vale a pena chegar na cidade pela manhã e explorar o seu centro histórico e depois fazer uma pausa em Sora, que fica na área conhecida como Basso Lazio, ao sudeste de Roma, e a pouco mais de uma hora de distância da capital.
Sora já foi sede episcopal e por isso a cidade é repleta de igrejas. As mais pitorescas são a Cattedrale di Santa Maria Assunta e Madonna delle Grazie, que você pode admirar depois de percorrer nada menos que 400 degraus do centro de Sora até o alto de uma montanha.
A cidade é atravessada pelo rio Liri, que nasce na região Abruzzo, e você pode percorrer a pé as suas margens pelo Lungoliri Mazzini e em seguida contemplar a beleza dos edifícios da Via Attilio Regolo.
A Ciociaria também é uma terra de rica em gastronomia e se você for até Sora não deixe de passar pelo forno (padaria) Tatangelo (Piazza Giuseppe Garibaldi, 10), uma verdadeira instituição na cidade, famosa pelas rosquinhas doces a base de vinho e aquelas maiores, salgadas, chamadas de ciambelle sorane, e propriedade da família da cantora Anna Tatangelo.
Para almoçar, prove a Osteria dei Briganti (Via A. Carnevale, 8), que a preços super competitivos oferece pratos típicos da culinária local.
Se você está com viagem marcada para Roma e procura ideias para um bate-volta saindo da capital, não deixe de ler o post 20 incríveis programas de bate-volta saindo de Roma
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.