La ‘ndocciata de Agnone. O espetacular fogo da fraternidade no Molise
Vivemos na era da globalização. Dos objetos moldados por impressoras 3D. Da realidade reconstruída por consoles de videogame. Dos relacionamentos filtrados por aplicativos inteligentes. A revolução tecnológica segue o seu ritmo com passos acelerados e não espera aqueles que ficam para trás.
Nesse contexto, quem ainda liga para antigos rituais. Para tradições com um quê de ancestral? Do contato com um elemento fundamental como o fogo?
Em algumas regiões da Itália – principalmente aquelas onde ainda vivem pastores – preservar costumes locais é quase uma responsabilidade transmitida de geração a geração.
No “tornolezelo” da Itália fica o Molise, território quase desconhecido pela maioria dos turistas brasileiros. Na cidade de Agnone, famosa pela fabricação artesanal de sinos, todos os anos, no mês de dezembro, acontece a La ‘ndocciata.
Nos dias 8 de dezembro, feriado na Itália (dia da Immacolata Concezione), e na véspera de Natal, as ruas da cidade transformam-se em palco desse evento espetacular.
Em 1996, em uma homenagem ao Papa João Paulo II, grupos folclorísticos de Agnone também organizaram o desfile pela Via della Conciliazione em Roma, criando na capital um espetáculo único.
O pontífice definiu La ‘ndocciata como “o fogo da fraternidade”. As imagens que você encontra nesse post foram realizadas durante esse evento e fazem parte do nosso arquivo pessoal.
Homens protegidos por mantos desfilam pelo centro do vilarejo carregando as “ndocce”, grupos de tochas gigantescas construídos à mão com madeira de pinho abeto e vigas secas unidas por cordas.
Cada uma delas pode atingir até três metros de altura e, quando acessas, lançam no ar lapilos que deixam o público boquiaberto. A sensação é que cada figurante esteja se transformando em uma tocha humana.
La ‘ndocciata é um ritual antiguíssismo e acredita-se que tenha surgido na época romana, no período no qual as tribos dos Sanniti utilizavam as tochas durante seus deslocamentos noturnos.
A partir do século XVIII os camponeses da região continuaram a utilizar esse tipo de tocha para percorrer estradas sem iluminação e chegar até às igrejas durante a noite de Natal.
O evento é cercado por diversas crenças populares. Há quem acredite que se durante La ‘ndocciata o vento que circula por Agnone for aquele proveniente do norte, o ano seguinte será promissor. Em época medieval, lendas afirmavam que as tochas eram capazes de afastar as bruxas.
Desde 2011, o ritual é classificado pelo Ministério do Turismo como patrimônio nacional italiano. A ‘ndoccia também foi cúmplice da aproximação de muitos casais. No passado, entre os homens de Agnone existia uma forte rivalidade na hora de construir a tocha mais espetacular.
No final do desfile da La ‘ndocciata , os participantes posicionavam-se debaixo da janela da mulher amada e, se ela aparecesse, as esperanças de conquistá-la aumentavam. Se o pretendente não agradava a jovem, sua tocha era pagada por um balde de água.
Com o espetáculo criado pelo fofo e acompanhado por cantos tradicionais e a música dos moradores dso cinco bairros da cidade, La ‘ndocciata cria uma atmosfera única em Agnone. Depois da conclusão do desfile, os homens chegam até ao centro de sua praça principal, onde é acessa uma grande fogueira. Os moradores de Agnone reúnem-se ao seu redor para despedir-se de todos os acontecimentos negativos que marcaram o ano.
Sobre o Molise, leia também:
Locanda Mammì. Restaurante revelação no Molise
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.