cafeteira Moka italiana
Informações práticas

Para fazer bonito. Como preparar o café perfeito com a Moka

Você sabe como preparar um café perfeito com a Moka? A Itália sempre foi uma referência em matéria de design industrial. Se você parar para pensar, quantos objetos de uso cotidiano foram idealizados por criativos italianos e, mesmo com o progresso tecnológico, ainda continuam inspirando as novas gerações?

Como preparar café com a Moka

Eu, que sou jornalista, não poderia deixar de começar a minha lista com a Lettera 22, a máquina de escrever inventada para a Olivetti. Mas poderia continuar o elenco de emblemas do made in Italy com a Vespa, a Lambretta, a Lamborghini, a Ferrari, a Fiat 500, a Maserati, a lâmpada Tolomeo, os arrojados acessórios de cozinha Alessi e a mítica Moka, parte do acervo permanente do MoMA, em New York.

Como preparar café com a Moka

A cafeteira Moka é a mais popular do país e um dos ícones do Italian way of life. Ela foi inventada por Alfonso Bialetti no início da década de 30 e, apesar de vintage, ainda compete com rivais mais tecnológicas como as máquinas de café em cápsula.

A Moka foi uma novidade e tanto para a época e transformou o gesto de preparar o café em casa em um ritual simples e agradável.

Como preparar café com a Moka

Com estrutura em alumínio, cabo ergonômico e filtro substituível, em pouco tempo a cafeteira com o logotipo do homenzinho de bigode (Renato Bilaletti, filho de Alfonso) conquistou a Itália e o mundo. Na década de 50 a empresa era um dos principais anunciantes de Carosello, um intervalo publicitário com grande audiência criado nos primórdios da TV estatal italiana, a RAI.

O seu nome, provavelmente, deriva da cidade de Mokha, no Iemên, uma das primeiras e mais renomadas áreas produtoras de café. Para criar a sua invenção, Bialetti inspirou-se em uma cena quase banal; observando sua esposa enquanto ela lavava roupas em uma máquina conhecida como lisciveuse e que utilizava uma caldeira para higienizar peças de roupas.

Se durante a sua viagem para à Itália procurar um souvenir original a Moka é uma ótima opção. Além do modelo tradicional, você encontrará diversas versões da cafeteira, inclusive aquela tricolor, com as cores da bandeira italiana, em diferentes tamanhos. Na etiqueta você lerá indicações de quantas xícaras a cafeteira prepara.

Aparentemente, utilizar a Moka é bem simples, mas para obter o café perfeito os italianos seguem algumas regrinhas. Pode parecer estranho, mas para começar, os especialistas sustentam que o pó do café deve ser guardado na geladeira em um pote bem fechado. Assim o pó preserva as suas características e aroma. O importante é lembrar de tirar o pote da geladeira alguns minutos antes de preparar o café.

Como preparar café com a Moka

Em seguida, você deve encher a cafeteira de água mineral mas o líquido não deve superar o nível da válvula se segurança. Coloque o filtro na forma de funil e preencha-o com o pó de café mas sem pressioná-lo com a colher. Rosqueie a parte superior e leve a Moka até o fogão, mas coma chama baixa. Assim que você notar que o café começa a sair, regule a chama no mínimo e quando o café estiver acabando de sair tire a máquina do fogo. Isso evitará que a última parte do líquido fique com gosto de queimado.

Como preparar café com a Moka

Antes de colocar o café nas xícaras mexa-o dentro da cafeteria, com uma colherzinha para que a parte mais diluída se mescle aquela mais concentrada. O aroma de café invadirá a casa!

Para manter a sua Moka em perfeito estado, lembre-se que os italianos nunca usam sabão para lavá-la, mas só água. Além disso, periodicamente esfregue o seu filtro com a ajuda de uma escova de dentes limpa e use um alfinete para retirar os vestígios de café acumulados nos furinhos do filtro.

Sobre o culto do café na Itália leia também:

Cafeterias históricas: a Itália em uma xícara

Pequeno dicionário das cafeterias italianas

This article has 4 comments

  1. José Avelino de Lima R Campos

    Olá! Adorei a matéria! Vou comprar uma dessas mas com as cores da bandeira da Itália! O café servido na Itália é muito mais saboroso que o brasileiro.

  2. anelise sanchez

    Obrigada José! Pois é! O paradoxo é que a Itália importa os grãos do Brasil. A diferença está toda no expertise em moer, torrar e preparar o espresso e nisso os italianos são mesmo maestros! 🙂

  3. José Avelino de Lima R Campos

    Disso eu já sabia mas aqui no Brasil o café não tem essa mesma qualidade. Depois, se possível, faça uma matéria informando quais as melhores marcas de café que se compra nos supermercados italianos. Pretendo trazer uns pacotes quando voltar aí. Grazie!

  4. anelise sanchez

    Pode deixar! Vou pautar esse tema! 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *