restaurante no Molise, Itália
RestaurantesSaborear

Locanda Mammì. Restaurante revelação no Molise

Molise, esse desconhecido do sul da Itália. Se esse nome não te soa familiar não se preocupe. Aposto que não é o único. Até entre os próprios italianos há quem ironize dizendo algo como “mas essa região existe mesmo?”.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Na verdade, não se trata de uma forma de desprezá-la. Apesar de sua origem antiguíssima (a região era povoada pelo povo dos Sanniti antes mesmo dos romanos) e de ter sido governada por diversas dinastias, a sua história mais recente se mescla com aquela de outra parte da Itália. Até a década de 60, o seu território integrava a região chamada de Abruzos e Molise.

Se você, por exemplo, folhear um guia turístico mais datado com certeza ainda encontrará essa denominação, já abolida. Desde 1963, o Molise conquistou a sua independência administrativa e identidade e, acreditem, é uma terra que tem muito a oferecer. Raramente encontrei na mídia artigos dedicados às atrações do Molise. Muitas publicações preferem dedicar espaço a destinos mais afirmados – às vezes até superestimados – até “descobrirem” o potencial do turismo slow em uma Itália mais autêntica. Foi assim com a Puglia, por exemplo, que “explodiu” como uma meta muito procurada por brasileiros.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Como o objetivo do Post-Italy.com é mostrar para vocês a Itália além do óbvio, recentemente exploramos vários cantinhos pitorescos do Molise e cada um deles será traduzido em posts. Espero que eles possam suscitar a vontade de deixar de lado os estereótipos, de ir além da superfície e de fazer você, quem sabe, planejar uma viagem para lá.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Na escola de Niko Romito

Nossa permanência no Molise foi além das expectativas e uma das experiências mais “viciantes” na região foi uma viagem sensorial e gastronômica na Locanda Mammì; um restaurante comandado por Stefania di Pasquo, ex-aluna de uma escola de cozinha de prestígio: a Accademia Niko Romito.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

A Locanda Mammì foi realmente um achado. Uma indicação da proprietária do gracioso Il Lavatoio Dimora Storica, um charmosíssimo hotel construído preservando uma das estruturas mais características do passado de Castel di Sangro, na fronteira entre Abruzzo e Molise: um antigo tanque comunitário para lavar roupas.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

No Brasil, o nome do chef italiano mais popular talvez seja aquele de Massimo Bottura, mas em um país que esbanja tradições culinárias a lista de talentos é imensa. Se você ainda não conhece Niko Romito memorize esse nome. O proprietário do restaurante Reale, premiado com 3 estrelas Michelin e eleito um dos melhores da Itália pelo guia Gambero Rosso, transformou a pequena cidade de Castel di Sangro, na província de L’Aquila (Abruzzo), em uma meta de foodies do mundo todo.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Formada em Economia e Management, em 2006 a jovem Stefania di Pasquo decide inaugurar um B&B em uma  casa histórica de 1700; uma propriedade de sua família. Em 2012 frequenta a escola de cozinha de Niko Romito e no ano seguinte abre a Locanda Mammì. Unindo as tradições agrícolas de seu território, à matérias-primas de excelente qualidade e ao seu talento criativo, Stefania conseguiu com que a Locanda Mammì conquistasse o paladares dos juízes mais severos em matéria de alimentação: aquele dos italianos.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Basta observar os arredores do restaurante para entender que nessa região de pastores e agricultores o vínculo com a terra é algo indissolúvel. No território entre o Molise e Abruzzo nascem excelentes queijos, carnes ovinas, verduras saborosas, vinhos orgânicos de qualidade.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Entre os sabores do Molise e Abruzzo

Vocês sabem que na Itália não é obrigatório mas é costume saborear uma entrada, um primeiro prato, um segundo prato com contorno (acompanhamento), sobremesa, café e, quem sabe, licor para arrematar. Pois bem. Na Locanda Mammì não renunciamos a nenhuma dessas fases. E o melhor de tudo. Sem culpas.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Na verdade não chegamos lá com  essa intenção, mas cada “portata”  (prato) era tão saboroso e cenográfico que era quase impossível resistir a uma sinfonia de sabores. A gente percebe claramente que Stefania não cozinha por cozinhar, mas para surpreender. Assim que chegamos fomos convidados a nos sentar nos sofás que circundam uma das mesas principais da locanda. À primeira vista o restaurante lembra um refinado local francês.  Para dar as boas-vindas, cada cliente recebe um cálice de prosecco.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

A entrada foi um sorvete de abobrinhas, pão caseiro e uma fotogênica porção de Grissini, palitinhos salgados que na Locanda Mammì foram exibidos  como se fossem flores em um vaso. No momento de optar pelo primeiro prato a indecisão foi grande, mas acabamos escolhendo Gnocchi verde all´ortica (urtiga), queijo tipo cacciocavallo e açafrão e Linguine com pimentões verdes e alcaçuz.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Em seguida provamos diversos tipos de queijos e frios locais acompanhados por alcachofras e uma geleia de tomates verdes. Na sobremesa, entre tantos doces sofisticados escolhemos um Semifreddo com pêssegos, amaretto e caramelo salgado, além de um Tiramisù ao Marsala.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Quando achava que o almoço tinha acabado recebemos um outro “mimo”: docinhos e um creme aromatizado com flores de lavanda. Depois desse banquete, deixamos o Molise com a certeza que a região será, sim, meta de outras exploções muito em breve.

Locanda Mammì, restaurante no Molise.

Locanda Mammì: Contrada Castelnuovo, 86 Agnone (Isernia) Tel. 0865 77379 – 320 0716023. Fechado às segundas-feiras. Preço médio de um almoço completo por pessoa: 35/40 euros. http:// www.locandamammi.it 

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *