Ruas de Roma: a fascinante Via dei Coronari
Qual a mais fascinante entre as ruas de Roma? Para os moradores da cidade elas são muitas e todas merecem ser preservadas.
Estive no Brasil recentemente e notei que o fenômeno da verticalização está assumindo proporções assustadoras em metrópoles como São Paulo.
Sei que os habitantes de alguns bairros, como a Vila Madalena, rebelaram-se e exigiram que a prefeitura recuasse diante da possibilidade de favorecer a especulação imobiliária.
Me entristeço ao pensar que o número de casarões históricos presentes em lugares como a Avenida Paulista é cada vez menor e ao lembrar que a grande maioria dessas construções foi demolida.
Acredito que o meu amor por Roma não nasceu por acaso, já que aqui a passagem do tempo insinua-se em cada esquina, de maneira impetuosa. Cada edifício é uma página de história.
Não que o governo italiano brilhe em matéria de tutela do patrimônio artístico do país.
Aqui os recursos econômicos são escassos e a quantidade de sítios arqueológicos que necessitam de reformas é imensa. No entanto, a parceira com empresas tem garantido bons resultados na manutenção de monumentos.
A maravilha de Roma está em sua autenticidade e quem vive na capital sabe que essa característica deve ser defendida.
Via dei Coronari, por exemplo, é uma das ruas mais lindas da cidade eterna.
Seu nome deriva da palavra corone (rosários) porque, no passado, o local era repleto de vendedores de objetos sacros. Inaugurada pelo Papa Sisto IV della Rovere, essa rua sempre foi uma das mais frequentadas pelos peregrinos que deslocam-se até a Basílica de São Pedro.
Ainda hoje Via dei Coronari mantém intactos seus becos medievais e seus edifícios históricos. Ao passear por lá, observe a graça de suas fontes, seus portões, as sacadas de seus palácios e as imagens sacras em seus muros. A mais famosa e também mais antiga da cidade é aquela chamada Immagine di Ponte, localizada na esquina com Vicolo Domizio.
Essa rua sempre foi conhecida como aquela do comércio de antiguidades e pela presença de lojas requintadas e de objetos artesanais, mas ultimamente os comerciantes locais protestaram contra a inauguração de um crescente número de fast-foods e restaurantes turísticos por lá.
O mais sensato, segundo os proprietários de locais históricos da Via dei Coronari, seria limitar esse fenômeno para evitar uma descaracterização de uma rua histórica.
Sugiro um passeio por lá porque Via dei Coronari representa perfeitamente a alma da cidade eterna e garanto que não voltará de lá decepcionado.
Parabéns Anelise, seu blog está ótimo, cada vez melhor ! vou acompanhar cada post.
Um grande abraço
Renato
Olá Renato! Fico muito feliz! Obrigada pelo apoio! Abraços.
Descomunal, formato de tu blog! ¿Cuanto tiempo llevas bloggeando? haces que leer en tu blog sea divertido. El aspecto total de tu web es parido, al igual que el material contenido!
Saludos
proyecto vivienda http://www.arquestil.es/proyectos
Muchas gracias! Llevo bloggeando desde enero, pero soy periodista!
Abrazos!
Olá Anelise,
Tenho uma filha que vai ficar este semestre estudando na Faculdade LUISS.
Estamos procurando um flat para ela, mas dífícil encontrar e ter certeza de que o bairro é legal. Vimos em San Lorenzo, mas li opiniões de que está decadente e sujo. Piazza Bologna parece ionteressante.
Você pode nos ajudar? Faz este trabalho?
Grata,
Andréa