CulturaVer

A beleza superlativa do Palazzo Doria Pamphilj

Esse post é quase uma homenagem pessoal à beleza do Palazzo Doria Pamphilj. Em antítese à Roma de A grande beleza, 2015 não foi generoso com a cidade eterna. Até mesmo as manchetes de grandes jornais como o New York Times evidenciaram o degrado moral e urbano dessa grande metrópole europeia.

Em seguida, o lançamento do filme Suburra e os temas da corrupção e do crime organizado afetaram ainda mais a imagem da capital italiana.

Palazzo Doria Pamphilj

Vivendo aqui há 14 anos, confirmo a resignação de muitos romanos em relação a uma política ineficaz, incapaz de administrar uma cidade que, graças ao seu inestimável patrimônio cultural, mereceria ocupar o vértice do ranking das metas mais batidas pelo turismo internacional.

Galleria Doria Pamphilj

Há dias em que considero Roma uma cidade realmente caótica. Outros (e por sorte são numerosos) em que essa capital me reconcilia com o mundo. Basta pouco. Um passeio pelas ruas e becos do centro histórico me demonstra que Roma, por si só, é um afresco, uma cidade de uma beleza quase inverossímil.

dicas-passeios-em-roma

Já visitei muitos de seus incríveis edifícios, mas recentemente fiz um passeio que superou todas as minhas expectativas. Existe algo assim tão lindo e esteticamente aprazível, capaz de merecer um adjetivo que supera a própria definição de beleza?

Palácios de Roma: Doria Pamphilj

O dicionário Michaelis classifica como sinônimos de belo a harmonia de proporções, a perfeição das formas, e eu encontrei tudo isso no Palazzo Doria Pamphilj, propriedade da nobre família cujo um dos membros, Innocenzo X, tornou-se Papa.

O cardeal Pietro Aldobrandini comprou o edifício em 1601 e depois de restaurá-lo e e ampliá-lo, o imóvel foi doado à sua única herdeira; Olimpia Aldobrandini, que mais tarde casou-se com o sobrinho do Papa Innocenzo X.

Caravaggio, Palazzo Doria Pamphilj

O que impressiona não é só a quantidade e a qualidade das obras de arte expostas no edifício monumental, mas também os espaços graciosos e suas esplêndidas salas. Sem exageros, acredito que a beleza do palácio pode ser comparada aquela de Versailles. Fiquei realmente boquiaberta.

galleria degli specchi, roma

Todos os seus ambientes são únicos, mas aquele que mais me impressionou foi a chamada Galleria degli Specchi (Galeria dos Espelhos), finalizada em 1750 e que exibe espelhos de molduras douradas, quadros e esculturas antigas. Você dedicaria um dia inteiro observando os seus detalhes, sem se cansar.

Visitando o palácio você também poderá contemplar a capela, quartos particulares da família Doria Pamphilj e várias salas, como aquela dedicada a festas e bailes, suntuosamente decoradas com veludos e com direito até a um espaço reservado para uma osquestra.

Palazzo Doria Pamphilj, Itália

Do ponto de vista artístico, além de reunir obras de grandes maestros italianos como Caravaggio, Raffaelo, Tiziano e o escultor Bernini, o edifício também exibe telas de outros grandes pintores internacionais, como Velàsquez. Seus ambientes externos também são fascinantes e o pátio quadrangular do edifício foi projetado pelo arquiteto Donato Bramante.

Endereço: Palazzo Doria Pamphilj: Via del Corso, 305 – Roma. Aberto diariamente das 9h às 19h. Fechado dia 25 de dezembro, 1 de janeiro e na Páscoa. Ingressos: 12 euros por pessoa, com direito  a um audioguia em italiano, inglês ou francês.
Dicas: Aos sábados, por volta das 11 horas, existe a possibilidade de unir uma visita guiada ao palácio com um espetáculo itinerante de música clássica em suas diversas salas.  Para mais informações a respeito, escreva para info@romaoperaomnia.com. O palácio também possui uma linda cafeteria. Em seu interior você encontrará até uma autêntica fonte. Merece uma visita.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.



Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *