
O vilarejo toscano de Fonte Vetriana e a escolha de uma vida alternativa
A Itália é um país surpreendente porque mesmo já tendo visitado várias vezes uma mesma região, sempre haverá algo de novo a ser descoberto.
Com a Toscana não é diferente e nesse artigo quero compartilhar um passeio que “foge” das rotas tradicionais e nos mostra que nem sempre precisamos nos alinhar a um único estilo de vida.
Aprender a considerar secundários os serviços disponíveis em uma grande metrópole. Respeitar o espaço e a personalidade alheia quando a convivência acontece em um espaço restrito.
Apreciar o silêncio. Recuperar o prazer de hábitos perdidos, como preparar um prato da horta a cozinha. O isolamento social imposto pelo período de lockdown colocou à dura prova a rotina de todos nós.
Nos lares das famílias italianas não foi diferente. A procura por um equilíbrio entre físico e psique exigiu de nós muito “jogo de cintura”, mas e se o distanciamento não fosse uma obrigação, mas uma escolha de vida?
Quem acompanha o blog sabe que aqui no Post-Italy.com, os vilarejos ou “borghi italiani” sempre foram protagonistas de muitos posts. Lugares que não sentem falta da frenesia urbana, do trânsito, do comércio globalizado e aberto incessantemente, 24 horas por dia.
Entendo que optar por uma mudança radical no nosso estilo de vida, é pouco plausível, mas será que, nas pequenas coisas, podemos repensar e adotar gestos mais sustentáveis?
Para quem pretende explorar os territórios entre as regiões do Val d’Orcia e da Val di Chiana, na parte sul da Toscana, sugiro um passeio que fará você refletir sobre isso.
Partindo do vilarejo de Sarteano na direção do Monte Cetona, percorrendo cerca de seis quilômetros você pode fazer uma primeira parada na Abbazia di Spineto. É um lugar com mais de mil anos de história.
Em um território de 800 hectares, envolvida pelo silêncio e pela natureza, fica uma abadia do século XI no passado habitada por monges beneditinos. Ao lado do edifício de culto, onze casas que na época abrigavam os camponeses que trabalhavam a lavoura local foram transformadas em casarões de luxo. Nos arredores das propriedades existe até um lago e uma vista de tirar o fôlego.
Atualmente, o local é usado para cerimônias de casamento e eventos corporativos, mas você pode passear pelos seus ambientes externos.
De lá, a menos de dois quilômetros você chega até o vilarejo ou borgo de Fonte Vetriana, onde moram menos de dez habitantes.
Na pequena comunidade não falta nada. Uma horta. Tanques de água. Uma cafeteria/restaurante. Um agriturismo com piscina. Um percurso de trilhas que levam até o Monte Cetona. Em dias de céu limpo, de lá admiramos até o castelo de Radicofani.
Os vizinhos jogam conversa fora à sombra de uma árvore e o borgo parece ter parado no tempo, mesmo estando bem próximo de cidades maiores. Todos se conhecem e a chegada de um visitante não passa despercebida.
Os turistas chegam até lá para percorrer as trilhas, para hospedar-se em um lugar longe da frenesia, para degustar a pizza que aos sábados é preparada no forno a lenha do único restaurante do local.
A visita é motivo de um bate-papo para saber mais sobre como é adotar um estilo de vida que foge do convencional, relativamente isolado.
Não percebermos o passar do tempo e um de seus moradores nos mostra orgulhoso as verduras que cultiva, como o cavolo nero toscano, usado para a preparação da sopa ribollita ou nos crostini de pão tostado.
Durante a conversa, descobrimos que o animal de estimação do vilarejo é um dócil filhote de javali que comporta-se como um cãozinho e posa para fotos, de coleira.
Isso nos ensina que a verdadeira rebelião é ser aquilo que se quer e não aquele que os outros esperam que a gente seja.
Sobre Sarteano, leia também:
Sarteano, Toscana, ritmo de vida slow à sombra de um castelo
O vilarejo com menos de 10 habitantes na Toscana
Abbazia di Spineto: Via Molino di Spiento, 8, Sarteano (Siena)
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.