Amalfi, Costa Amalfitana, Itália
Ver

Amalfi. Encanto de sol, limões e mar na Costa Amalfitana

Se Amalfi, na Costa Amalfitana, fosse colocada dentro de uma caixinha de presente, chacoalhando-a ela teria o som das ondas do mar. O papel do embrulho seria reluzente como o ouro que decora a fachada da Cattedrale di Sant’Andrea. O perfume seria aquele de limão que acaba de ser colhido no pé.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Amalfi não é para ser só vista, mas vivida colocando os seus cinco sentidos em modalidade “on”. Para começar, se Amalfi estiver nos seus sonhos não deixe de ler o post Viagem para a Costa Amalfitana: todas as dicas para organizar o seu roteiro.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Considerando o seu pequeno território, pode ser difícil acreditar, mas por dois séculos inteiros Amalfi, que dá o nome à costa, foi a mais potente república marítima, com uma grande habilidade mercantil. Durante a Idade Média manteve um intenso comércio com o Império Bizantino e o Egito.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Sua influência era tanta que Amalfi impôs no Mediterrâneo um código que reunia as normas do direito marítimo; as chamadas Tábuas Amalfitanas. Seu poder só diminuiu depois que Amalfi foi conquistada pelo rei Rogério de Nápoles, em 1131.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Para relembrar esse passado glorioso, a cada quatro anos acontece na cidade uma regata na qual competem as antigas repúblicas marítimas de Amalfi, Pisa, Gênova e Veneza.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Também foram comerciantes de Amalfi que por volta de 1099 fundaram em Jerusalém uma casa religiosa para acolher peregrinos que teria se transformado na famosa Ordem de Malta ou a ordem militar cristã dos Cavaleiros Hospitalários.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Se você chegar a Amalfi pela manhã, dirija-se até a Piazza Duomo e comece o seu dia com um café da manhã na histórica Pasticceria Pansa, que desde 1830 prepara os melhores doces da cidade. Não deixe de provar a Sfogliatella Santa Rosa.Na mesma praça, aproveite também para admirar todos os detalhes da Fontana di Sant’Andrea ou Fontana del Popolo, construída em 1760.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Em seguida, suba os degraus da cenográfica escadaria da catedral de Sant’Andrea, edifício de estilo árabe-normando que valerá fotos lindas. Aprecie a beleza do chamado Chiostro del Paradiso (Claustro do Paraíso), que com suas 120 colunas e jardim central serviu de mausoléu para famílias nobres de Amalfi e região.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Caminhando sob o pórtico de Sant’Andrea você chegará ao Palazzo Morelli, sede da refeitura e do Museo Civico que conserva instrumentos náuticos e as Tábuas Amalfitanas.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Se a hora do almoço estiver chegando você pode optar por uma pausa no restaurante La Caravella (via Matteo Camera, 12), Da Gemma (Via Fra Gerardo Sasso, 11) ou no Marina Grande (Viale della Regione, 4). Se preferir algo mais informal, deguste um prato típico do street food local: um “cartoccio” ou cono de peixe frito.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Na parte da tarde, caminhe pela Via delle Cartiere e conheça uma das antigas tradições de Amalfi, aquela de produção artesanal de papel. A Cartiera Amatruda (Via delle Cartiere, 100) de dedica-se a essa atividade desde o século XV.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

No final do dia, nada como perder-se entre  as lojas de sandálias, roupas de estilo chic-retrò e cerâmicas e também obedecer com prazer ao ritual de degustação de Limoncello.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Amalfi é famosa pelos “limoni sfusati”, de casca grossa, polpa suculenta e cor amarela intenso. Exportados desde a Idade Média no Oriente, eles são conhecidos por suas propriedades terapêuticas. Durante os longos meses de navegação, consumindo os limões os marinheiros não adoeciam de escorbuto graças a grandíssima concentração de vitamina C presente na fruta.

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Se você quiser levar o Limoncello para o Brasil ou provar derivados do licor como o babà al limoncello ou geléia de limões, passe no Amalfi Lemon para conhecer os produtos de uma família que dedica-se ao cultivo de limões e comercializada o limoncello com a marca La Valle dei Mullini (Via Lorenzo d´Amalfi, 11).

Amalfi, Costa Amalfitana, Itália

Afastande-se do centro histórico chegando até o lungomare, com direito a uma parada no Arsenale, local onde eram construídas as embarcações da antiga república marina, hoje museu marítimo que conserva inclusive outra invenção amalfitana: a bússola. Complete um dia maravilhoso admirando o por do sol e as cores de Amalfi refetidas no mar.

Sugestões de hotéis de diferentes categorias em Amalfi:

Grand Hotel Convento di Amalfi

Hotel Santa Caterina

Villa Maria B&B

Hotel Marina Riviera

Sobre a Costa Amalfitana e a região da Campânia, leia também:

Viagem para a Costa Amalfitana: todas as dicas para organizar o seu roteiro

Viagem para Positano, na Costa Amalfitana. Um sonho possível

Minori, Costa Amalfitana. Entre o mar e os doces irresistíveis de Sal de Riso

Ravello, a morada dos deuses na Costa Amalfitana

Reggia di Caserta, toda a beleza do maior palácio real do mundo

San Gregorio Armeno. A famosa rua dos presépios em Nápoles

O Cristo Velato e a famosa Cappella Sansevero em Nápoles

Costa Amalfitana

This article has 2 comments

  1. Sabrina Imlau

    Maravilhosa matéria!!!
    Sempre vejo sites relacionados à Costa Amalfitana.
    Só pra aumentar minha vontade de conhecer!!
    Amei!

  2. anelise sanchez

    Obrigada Sabrina! Fico muito feliz com o comentário e espero que venha á Itália em breve!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *