San Gregorio Armeno em Nápoles
CulturaVer

San Gregorio Armeno. A famosa rua dos presépios em Nápoles

Em nenhum outro lugar da Itália existe outro endereço que associamos imediatamente à arte dos presépios. San Gregorio Armeno é uma rua do centro histórico de Nápoles famosa por concentrar inúmeras lojas e laboratórios de artesãos italianos que realizam à mão os personagens do presépio, daqueles clássicos até os mais originais.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Nem todo mundo sabe que no passado, era nessa rua que existia um templo (onde hoje fica a Chiesa di San Gregorio Armeno) dedicado a uma divindade romana: Cerere (Ceres), deusa da agricultura, da fertilidade da terra, da colheita.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Os napolitanos tinham o hábito de fazer oferendas a essa divindade, como pequenas estátuas de terracota realizadas por profissionais dos arredores.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Para quem tiver interesse, em uma das salas do museu do Palazzo Venezia em Roma existe um grande afresco realizado por Giorgio Vasari que representa uma homenagem à Cerere.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

A tradição de representar a Natividade através dos presépios começou a difundir-se em Nápoles a partir de 1700 e além de San Gregorio Armeno e do Museo Nazionale di San Martino, e em outros lugares da região da Campânia, como a Reggia di Caserta, os presépios são protagonistas de uma vasta seção expositiva.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Da Piazza San Gaetano você chega até o início de Via San Gregorio Armeno, dominada pelo campanário da igreja homônima, famosa pela sua arquitetura barroca. 

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

A rua é muito frequentada o ano inteiro, mas se a sua ida à Nápoles coincidir com os meses de novembro e dezembro, em proximidade do Natal, prepare-se para enfrentar multidões.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Você será transportado por centenas de turistas que não querem perder a chance de conferir a riqueza de detalhes dos personagens dos presépios de San Gregorio Armeno.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Em algumas históricas lojas-laboratórios como aquela da família Ferrigno (na altura do número 8, inaugurada em 1836) ou aquela dos Fratelli Capuano (número 28) ainda é possível assistir a criação de uma peça do presépio. Tudo rigorosamente feito à mão por hábeis artesãos. Desde as peças mais simples, como miniaturas, até aquelas mais sofisticadas, como damas vestidas com seda de San Leucio, com as mãos e pés de terracota e olhos de vidro pintados com grande precisão.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Percorrendo as vitrines da Via San Gregorio Armeno você terá a sensação de entrar em um mundo que mescla o sacro e o profano e que traduz perfeitamente o espírito da cidade. Napolitanos podem nutrir uma grande devoção por padroeiros como San Gennaro e, ao mesmo tempo, carregar no bolso amuletos contra o mau olhado.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Com essa mesma irreverência, ao lado de figuras como José, a Virgem Maria e do menino Jesus na manjedoura o presépio pode conter o clássico pizzaiolo pronto a colocar no forno una Margherita até personagens da política, da TV ou do show business.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

Turistas e locais não resistem a uma parada estratégica para uma foto junto com a estátua de Pino Daniele (um cantor adorado em Nápoles), de Diego Maradona (ainda nas lembranças dos torcedores napolitanos), Totò (um dos maiores cômicos locais) e divertem-se observando as similaridades entre personagens e personalidades reais.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

De uma certa maneira, as estátuas que encontramos em San Gregorio Armeno são aquelas de quem, no bem e no mal, fazem história. Donald Trump, o treinador da Azzurra, a família real britânica, o Papa ou Ghali, o rapper adorado pelos teenagers italianos são só algumas das figuras que confundem-se  em meio a pastores, ovelhas e uma estrela cometa.

San Gregorio Armeno, Nápoles, Itália

San Gregorio Armeno é a máxima expressão da criatividade napolitana e merece tanto respeito como outras irrenunciáveis tradições gastronômicas locais de final de final e ano. Ir a pescaria para escolher pessoalmente o capitone (enguia) que será assado ou frito, preparar os struffoli, massa frita com mel, frutas cristalizadas e confeitos coloridos, o babà ao rum ou a sfogliatella. Ou você achou que ia voltar de Nápoles de estômago vazio?

Para quem não quiser perder a oportunidade de conhecer Nápoles, com a nossa agência parceira, especializada em tours para brasileiros, organizamos um bate-volta até lá, saindo de Roma. Se preferir, todas as quintas-feiras também realizamos um passeio que combina Nápoles e Pompeia. Para informações: postitalyblog@gmail.com

Leia também outros posts sobre a região da Campânia:

Viagem para a Costa Amalfitana: todas as dicas para organizar o seu roteiro

Viagem para Positano, na Costa Amalfitana. Um sonho possível

Minori, Costa Amalfitana. Entre o mar e os doces irresistíveis de Sal de Riso

Ravello, a morada dos deuses na Costa Amalfitana

Reggia di Caserta, toda a beleza do maior palácio real do mundo

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *