Cappella San Severo em Nápoles
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O Cristo Velato e a misteriosa Cappella Sansevero em Nápoles

Em uma aparente esquina qualquer do centro de Nápoles, vários turistas tentam driblar o tempo de espera em uma longa fila.

Cappella Sansevero, Nápoles

Há quem se distraia no celular, quem aproveite para fazer um telefonema adiado tantas vezes. Quem abraça forte o namorado enquanto troca confissões. Que personalidade merece tanto o nosso bem mais precioso, o tempo?

Cappella Sansevero, Nápoles

Não, a fila não é para encontrar nenhum cantor romântico ou “neomelodico” (muito apreciados na cidade) ou o ator de uma histórica série de TV gravada na capital parteneopea: Un posto al sole, que os fãs da RAI International provavelmente já devem ter assistido.

Cappella Sansevero, Nápoles

A fila na Via de Santics Francesco é para entrar no Museo e Cappella Sansevero, local que conserva uma das esculturas mais famosas de Nápoles: o Cristo Velato, em italiano, ou Cristo morto, em português.

Cappella Sansevero, Nápoles

Assim como outras esculturas italianas, ela é capaz de atrair multidões. Para os napolitanos, o Cristo Velato é  tão importante quando o Davi, de Michelangelo, para os florentinos, ou O rapto de Proserpina, de Bernini, para os romanos.

Cappella Sansevero, Nápoles

A atração que ela exerce é tanta que até o famoso escultor italiano Antonio Canova chegou a afirmar que teria dado dez anos de vida para ser o seu autor.

Cappella Sansevero, Nápoles

A obra realizada em mármore por Giuseppe Sammartino impressiona pelo seu realismo e por sua qualidade técnica. O corpo da estátua de Cristo é recoberto por um sudário esculpido em um único bloco de mármore. Ao observá-la, temos a sensação de que o  véu não é feito dessa rocha metamórfica, mas de um tecido fluido que envolve perfeitamente as formas do corpo.

Cappella Sansevero, Nápoles

A obra de Sanmartino é tão perfeita e o véu tão transparente que até hoje uma lenda envolve a execução da escultura.

Cappella Sansevero, Nápoles

O Palazzo e Cappella San Severo eram propriedades dos Sangro de San Severo e o membro mais controvertido da família era o príncipe Raimondo di Sangro. Ele era um alquimista com fortes ligações com o mundo da maçonaria e chegou a ser excomungado por suas experiências com corpos humanos.

Cappella Sansevero, Nápoles

Na cripta da capela os visitantes encontrarão as chamadas “máquinas anatômicas” estudadas pelo príncipe e por Giuseppe Salerno. São dois esqueletos, um masculino e outro feminino, que conservaram íntegros o sistema cardiovascular. Imagens impactantes que não deixam os turistas indiferentes. Ninguém sabe ao  certo como foi possível solidificar o sangue dos esqueletos, mas alguns teóricos acreditam que eles tenham injetado mercúrio nas veias dos cadáveres.

Cappella Sansevero, Nápoles

O príncipe de Sansevero quis que a capela fosse decorada com obras de significado esotérico porque ali seriam enterrados os membros de sua família. Inclusive, há quem afirme que em seu interior existam vários símbolos ligados à Cabala.

Cappella Sansevero, Nápoles

A própria escultura do Cristo Velato não ficou imune a comentários sobre suas origens. Para muitos, o príncipe Raimondo teria orientado o escultor Sanmartino a realizar o sudário de mármore seguindo uma técnica secreta de alquimia.

Cappella Sansevero, Nápoles

Outras esculturas famosas na capela são “Pudicizia”, de Antonio Corradini, uma obra que representa uma mulher de formas generosas rigorosamente coberta, e “Disinganno”, representação de um homem que se livra do pecado e que o príncipe Raimondo dedicou ao pai, protagonista de uma vida aventurosa e descontrolada para os padrões da época. A rede esculpida no mármore que recobre a figura principal da escultura é surpreendente.

Quem visita a Cappella San Severo entra em seu ambiente com muitas perguntas e sai de lá ainda sem respostas, mas com os olhos arregalados. Poucos parecem importar-se se a fama do príncipe era ou não verdadeira, mas ninguém dúvida que as mãos e a mente humana são mesmo insuperáveis. Até para os autômatos mais avançados.

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