Costa degli Etruschi
Ver

Entre mar e história. Os vilarejos da Costa degli Etruschi na Toscana

Quando um turista pensa na Toscana, provavelmente sua imaginação é povoada pela imagem de Florença e por outras città darte como Lucca, Pisa ou San Gimignano. Ou então em cartões postais compostos pelos vinhedos do Chianti e as colinas do Val d’Orcia, patrimônio da humanidade.

Costa degli Etruschi na Toscana

A região é tudo isso, claro, mas nem só de cenários populares graças a adaptações cinematográficas vive a região. Basta ousar um pouco para descobrir que essa área da Itália concentra uma grande variedade de paisagens.

Costa degli Etruschi na Toscana

Vista do Astragalo Club

Observando a parte oeste do mapa da região você notará uma longa faixa litorânea de mais de 90 quilômetros que estende-se desde Livorno até Piombino. É a chamada Costa degli Etruschi, nome que deriva da evoluída civilização que ocupou a zona a partir do século IX a.C e que ainda hoje é a protagonista de fascinantes áreas arqueológicas como o Parco Archeologico di Baratti e Populonia, de frente para o mar. Do alto da torre do castelo de Populonia é possível avistar ilhas como Elba e Capraia e a zona também inclui reservas naturais que fazem parte do circuito Parchi della Val di Cornia.

Costa degli Etruschi na Toscana

Termas na Costa degli Etruschi

A Costa degli Etruschi é o destino que eu aconselharia para quem procura o bem-estar em seu sentido mais amplo. O encanto dessa parte da Itália não reside só no fato de conjugar praias com um grande patrimônio cultural.

Costa degli Etruschi na Toscana

Cantina Grattamacco

Some a isso as paisagens bucólicas e os cantinhos charmosos de pequenos vilarejos. A dedicação de produtores de alguns dos melhores vinhos do mundo. A chance de praticar atividades outdoor como caminhadas, passeios de bicicleta, esportes aquáticos ou equitação e visitar laboratórios de artesãos locais.

Costa degli Etruschi na Toscana

A possibilidade de curtir o turismo wellness em luxuosos centros termais. Uma nova atenção à sustentabilidade ambiental. Para tutelar os banhantes contra os danos do fumo passivo, por exemplo, é proibido fumar nos últimos 20 metros de areia que separam os turistas do mar.

Costa degli Etruschi na Toscana

Il Cardellino

Outra novidade anunciada por Francesco Palumbo, diretor do Tuscany Tourist Board, é o incentivo ao uso de carros elétricos e bicicletas. “A ideia é que depois de usar o trem para deslocar-se até a Toscana, em breve os turistas encontrem, já nas estações ferroviárias e em proximidade dos hotéis, pontos para recarregar os veículos”, sublinha.

Costa degli Etruschi na Toscana

Para explorar a Costa degli Etruschi sugiro que você reserve pelo menos cinco dias. Isso permitirá que você não só visite, mas viva e sinta o seu território. Essa viagem pode ser uma ótima pedida depois de conhecer cidades mais movimentadas e turísticas. Apesar da breve distância entre essa parte de litoral e metas como Pisa e Lucca, você notará que a atmosfera muda totalmente na província de Livorno.

Costa degli Etruschi na Toscana

Para os amantes do mar, lugares como o balneário de San Vincenzo, Castagneto e Bibbona e Cecina (cercada por um bosque ideal para pedalar) são ótima metas para adultos ecrianças. Já Castiglioncello é ideal para praticar surf.

Costa degli Etruschi na Toscana

Eu preferi desvendar as belezas do entroterra (interior) da província de Livorno, visitando seus vilarejos. Se assim como eu você também ama entrar em contato com a vida local, a minha sugestão é que você escolha como base o centro histórico de Campiglia Marittima, considerado um dos burgos mais belos da Costa degli Etruschi.

Costa degli Etruschi na Toscana

à esquerda, b&b Civicouno Campiglia Marittima

Atualmente, ali residem cerca de 500 habitantes, mas durante os meses de verão o pequeno povoado é invadido pacificamente por cerca de quase 5 mil visitantes. Durante o mês de agosto, os becos e ruelas de Campiglia Marittima transformam-se em palco dos espetáculos artísticos de ABC Festival Apriti Borgo (Abre-te burgo). Assim como acontece em Spello, na região da Úmbria, em maio, uma competição premia a fachada florida mais bonita da cidade e Campiglia Marittima se torna ainda mais característica.

Costa degli Etruschi na Toscana

Museu dedicado ao poeta Carducci

Além de perder-se entre os seus cantinhos pitorescos, não deixe de percorrer um dos itinerários de trekking que estendem-se na parte de colina entre Campiglia Marittima e San Vincenzo – o Parco Archeominerario di San Silvestro – e descobrir vestígios arqueológicos e paisagens que farão a alegria dos amantes da fotografia.

Eu fiquei hospedada no gracioso b&b Civico Uno Campiglia  e dali exploramos alguns dos principais vilarejos da Costa degli Etruschi.

Uma de nossas primeiras paradas foi Suvereto, um vilarejo medieval fundado antes do ano 1000 cercado por muralhas na forma de pentágono e bosques de sughero (cortiça) e castanhas e dominado pela torre de seu antigo castelo. Percorrer as ruazinhas e fotografar suas casa de pedra, palácios históricos, claustros e igrejas foi um grande prazer.

Costa degli Etruschi na Toscana

De lá seguimos até Castagneto Carducci e suas ruazinhas sinuosas. Ali fica a casa-museu de Giosuè Carducci, o primeiro poeta italiano a vencer o prêmio Nobel de literatura em 1906. Entre os seus versos mais famosos estão aqueles dedicados aos ciprestes de Bolgheri, a poucos quilômetros de distância.

I cipressi che a Bolgheri alti e schietti
Van da San Guido in duplice filar,
Quasi in corsa giganti giovinetti,
Mi balzarono incontro e mi guardar.”…

Em Castagneto Carducci, aproveite também para compras gastronômicas em lojas como a Azienda Agricola la Cerreta para azeites e geleias, a S’ha a dì d’andàpara provar o queijo pecorino local, a Fabbrica di Liquori Emilio Borsipara licores e a Peperita para produtos a base de peperoncino.

Costa degli Etruschi na Toscana

De Castagneto Carducci até Bolgheri o efeito “uau” é garantido se você percorrer uma das estradas mais belas da Itália, declarada monumento nacional, o Viale dei Cipressi. O pequeno vilarejo de Bolgheri conserva a sua aparência medieval e é dominado pelo castelo que no século XIII era uma propriedade da poderosa família Della Gherardesca.

Costa degli Etruschi na Toscana

Bolgheri entrou no vocabulário de enólogos do mundo inteiro graças a vinhos de prestígio como  o Bolgheri DOC e o Bolgheri Sassicaia DOC, produzido com uvas típicas francesas (85% Cabernet sauvignon, 15% Cabernet franc)e conhecido internacionalmente como “supertuscan” ou supertoscano. Além dos vinhos, outra lembrança que você pode comprar no vilarejo é o típico perfume Acqua di Bolgheri e os azeites do Consorzio della Strada del Vino e dell´Olio.

Seguindo na direção norte da Costa dos Etruscos você deve fazer uma parada em Castiglioncello, meta turística de grande prestígio internacional e “adotada” por VIPs italianos que ali possuem uma segunda casa. Em seus arredores foram gravadas as cenas do road-movie cult “Il sorpasso” (Aquele que sabe viver) com Vittorio Gassman e Jean-Louis Trintignant e que inspirou Easy Rider.

Costa degli Etruschi na Toscana

Não deixe de visitar o Castello Pasquini e de admirar a vista do mar do alto de sua loggia e de conhecer um pouco mais sobre a civilização etrusca visitando o seu Museo Arcehologico Nazionale.

Castiglioncello é considerada “a pérola do mar Tirreno” e o seu litoral é frequentado por amantes do windsurf e de mergulhos. Sua baía circundada por penhascos é o cenário que me torna em mente quando penso na Costa degli Etruschi. Já esperando voltar em breve.

Esse é o primeiro post de uma série de artigos com muitas dicas sobre o que fazer na Costa degli Etruschi, na Toscana. E se você sonha em conhecer essa região da Itália e quiser fazer passeios por lá, não deixe de ler o post Os melhores passeios na Toscana. Tours com aquele algo mais.
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na nossa página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM:  Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *