cenário do filme O Gladiador na Toscana
Ver

Percorrendo a estrada do filme O Gladiador

A Toscana sempre foi um cenário inspirador para escritores e cineastas. Suas paisagens emocionaram os fãs da sétima arte em diversas obras-primas. Quem não se lembra das plantações percorridas pela atriz Liv Tyler em Beleza Roubada, de Bernardo Bertolucci, da encantadora Florença de Quarto com vista sobre a cidade ou da praça da cidade de Arezzo no premiado A Vida é Bela, de Roberto Benigni?

cidade de Pienza

A lista de produções cinematográficas realizadas na Toscana é longa e é fácil entender por que uma arte que vive de imagens dificilmente fica imune à beleza dessa região. Em minha recente e última viagem para lá fui conferir de perto o local de uma das cenas mais famosas do filme O Gladiador (2000), do diretor Ridley Scott. Ao pensar nesse filme nos lembramos imediatamente de seu protagonista, Maximus – interpretado por Russell Crowe – e nas batalhas sangrentas do Coliseu, em Roma.

cenário do filme O Gladiador na Toscana

O que nem todo mundo sabe é que a emocionante cena final do filme, aquela na qual Maximus morre e, idealmente, volta para casa, foi gravada na Toscana, nos arredores da cidade de Pienza, no Vale do rio Orcia (província de Siena). A estrada de terra decorada por ciprestes na qual o personagem de Russell Crowe acaricia dourados campos de trigo é conhecida como TerraPille, mas poucos turistas que passam por Pienza chegam até lá.

cenário do filme O Gladiador na Toscana

A maioria dos visitantes e estrangeiros passeiam pelo centro histórico da cidade, deixando de lá outras maravilhas situadas ali pertinho. Uma delas é a chamada Pieve dei Santi Vito e Modesto, em Corsignano, a menos de um quilômetro de Pienza. Trata-se de uma igreja românica antiguíssima e de grande valor histórico e arquitetônico. Documentos atestam que ali foram realizados cultos desde 714 e nessa igreja foi batizado Papa Pio II.

cenário do filme O Gladiador na Toscana

Corsignano é o antigo nome da cidade de Pienza e ao lado dessa igreja fica a estrada de terra conhecida como TerraPille, que chega até um agriturismo homônimo. A estrada é privada, mas você pode percorrê-la a pé e admirar a beleza da paisagem ao seu redor.

Pienza

O cenário é ainda mais encantador se a sua viagem coincidir com o verão europeu pois é nesse período que os campos de trigo resplendem à luz do sol. Respire fundo e faça muitas fotografias. Depois do passeio mas ainda vivendo a atmosfera do filme, de volta para Pienza passe no ateliê de uma artista local, a Artemisia Gallery (Via Elisa, 5).

Sua proprietária, Isabella, realiza quadros inspirados nas paisagens toscanas e é uma grande fã de Ayrton Senna. A foto do piloto brasileiro decora o seu ateliê ao lado de telas com as colinas, ciprestes e, inclusive, a estrada percorrida no filme O Gladiador.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! 

Booking.com

This article has 6 comments

  1. Paulo

    Toscana um Paraíso que vou conhecer em um futuro bem próximo.
    Além de maravilhoso tenho outros e grandes motivos, para
    visitar esse encantador lugar que me apaixonei a primeira vista.

    Non smettere mai di correre verso un traguardo,
    non smettere di essere te stesso,
    lotta sempre per ciò che desideri.
    Vivi per la tua vita, ama chi ti ama e aiuta quando puoi,
    sogna sempre mete impossibili,
    regalati in ogni istante attimi di vita eterna
    e in tutto questo immenso vivere racchiudi la magia dell’ amore.
    Madre Teresa di Calcutta

  2. anelise sanchez

    Oi Paulo! Espero que esse projeto possa se concretizar em breve. Nada nos dá tantas emoções quanto uma viagem! ;_)

  3. Bruna

    Ola! gostaria de saber como é possível fazer este passeio no local do filme Gladiador?
    Teria que entrar em contato com alguma agencia?

  4. anelise sanchez

    Olá Bruna, tudo bem? Você estará indo até Pienza por conta própria? Em caso positivo, não é difícil chegar até Terrapille, o local que cito no post. Você precisa pedir indicações para chegar até a Pieve di Corsignano, uma antiga igreja nos arredores de Terrapille. Você reconhece a estrada que leva até o agriturismo homônimo e que está na foto de abertura desse site. http://www.terrapille.it
    Se precisar mesmo de excursões pela Toscana, o meu site é parceiro da Get your Guide e você pode obter todas as informações para passeios aqui:
    http://post-italy.com/ingressos-atracoes-italia/
    Qualquer outra informação estou aqui!
    Abs,
    Anelise

  5. Bruna

    Oi Anelise
    Sim, estaremos de carro, vindo de Roma na verdade.
    Aquela estrada que também faz parte do filme, fazendo alusão à casa do gladiador, fica em terrapille também?

  6. anelise sanchez

    Bom dia! Isso mesmo, querida! Fica em Terrapille! Se precisar de mais dicas de Pienza é só falar! Abs

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *