Booking.com
Bagni San Filippo, Toscana
Parques e perfume de naturezaSentir

Bagni San Filippo: paisagem “glacial” de calcário e águas quentes

Quando se pensa no Val d’Orcia imaginamos colinas cenográficas, culinária farta, vinhos excelentes e vilarejos ricos de arte e história. Verdade, mas nem todo mundo sabe que essa região ao sul da Toscana também é famosa por suas fontes termais.

termas-toscana

Aqui no blog já dediquei um post a Bagno Vignoni, um burgo muito pitoresco cuja praça principal é decorada por uma piscina de água quente. No entanto, esse não é o único lugar da vale caracterizado por termas.

bagni-san-filippo-toscana

Se você gosta de natureza e se adapta a passeios ao ar livre sem muitas comodidades, Bagni San Filippo pode ser um ótimo programa. Conhecer essa região termal é uma maneira de alternar os seus itinerários culturais e gastronômicos pela região com a exploração de uma paisagem totalmente diferente daquela que você encontra nos cartões postais.

tuscany-bagni-san-filippo

Localizado nos arredores de Castiglione d’Orcia, o lugar é conhecido há séculos. Graças a sua riqueza de minerais e composição química, acredita-se que as águas termais de Bagni San Filippo tenham sido frequentadas, inclusive, por membros da poderosa família Medici.

vale-rio-orcia-termas

Graças a sua posição geográfica, ao longo da encosta do Monte Amiata, Bagni San Filippo é repleto de nascentes de água quente e uma paisagem única.

bagni-san-filippo-na-toscana

No meio de um bosque existem lagos e vários tanques naturais que com o acúmulo de calcário dão origem a cachoeiras e outras paisagens de formas extravagantes.

águas-quentes-toscana

Você percorre a pé algumas trilhas breves até chegar diante da área conhecida como Fosso Bianco. Ali, o calcário produziu rochas que mais parecem glaciares ou uma baleia branca, como é conhecida uma de suas rochas de um branco cândido, similar ao mamífero. Com as devidas proporções, Bagni San Filippo lembra o cenário mágico de Pamukkale, na Turquia, e suas gigantescas bacias de água.

termas-bagni-san-filippo

Em Bagni San Filippo cada visitante tenta conquistar um lugar para sentar-se nas rochas e aproveitar os benefícios de águas que chegam até 50 graus de temperatura. Por esse motivo, Bagni San Filippo recebe turistas o ano inteiro e não só durante o verão.

bagni-san-filippo-val-orcia

Ali você está a contato direto com a natureza e por isso não há áreas organizadas para trocar de roupa. As pessoas costumam chegar lá já vestidas com trajes de banho e chinelos e levando consigo uma bolsa ou mochila com uma toalha. O ideal é não levar maiôs novos porque o calcário e as rochas deixam as roupas esbranquiçadas e podem estragar os tecidos. A entrada nas termas é gratuita, mas se você prefere a comodidade, além da área livre na cidade também existe um centro termal a pagamento.

Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60