Booking.com
Milão
Ver

10 curiosidades sobre a Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão

Até algumas décadas atrás, na Itália ainda não eram tão difundidos os templos do consumo que nós, brasileiros, conhecemos como shopping centers. Claro que a maioria dos italianos também gosta de sair para comprar roupas, sapatos, acessórios ou aparelhos eletrônicos. A questão é que, pelo menos do ponto de vista arquitetônico, não era comum encontrar com tanta facilidade imensos edifícios de cimento que concentram o comércio em um único lugar.

Milão, Itália, Galleria Vittorio Emanuele II

Pessoalmente, acredito que essa característica é uma consequência do “tecido urbano” italiano. O país é composto por quase 8 mil comuni (cidades) e, excluindo as grandes metrópoles, a maioria deles são vilarejos com um número restrito de habitantes. Mesmo nas grandes cidades, a vida pública acontece nas praças, nos lugares ao aberto. Principalmente durante os meses com clima mais agradável, os italianos gostam de sentar-se em um cafeteria, saborear um espresso ou um sorvete vendo a vida passar.

Milão, Itália, Galleria Vittorio Emanuele II

Com o comércio a situação é híbrida. Ainda há quem prefira o relacionamento direto com seus fornecedores de confiança e compre das lojas do próprio bairro. Por outro lado, poucos resistem à comodidade de encontrar tudo o que precisam em um único lugar; o centro commerciale (shopping). Uma alternativa charmosa aos grandes templos do consumo e shoppings tradicionais são as galerias. Em matéria de compras, de norte a sul do país você encontrará na Itália galerias comerciais que ao serem visitadas provocam aquele efeito “UAU!”. Em Roma é a Galleria Alberto Sordi, também conhecida como Galleria Colonna. Em Nápoles é a Galleria Umberto I.

Milão, Itália, Galleria Vittorio Emanuele II

Em Milão, ao lado do Duomo fica a elegante Galleria Vittorio Emanuele II, um dos cartões postais da cidade. Nesse post, algumas curiosidades, sobre esse lugar que é considerado uma sala de visitas da cidade.

1. Se trata de uma galeria histórica, que infelizmente envolve um acontecimento trágico. Ela foi projetada a partir de 1865 pelo arquiteto Giuseppe Mengoni, que caiu do telhado e morreu antes que sua obra fosse inaugurada, em 1877.

2. Sua cúpula está a 47 metros do chão e possui 39 metros de diâmetro. Foi uma das primeiras da Europa a utilizarem o vidro para uma estrutura tão imponente.

Milão, Itália, Galleria Vittorio Emanuele II

3. Observe as decorações das meias-luas próximas da cúpula. Cada uma delas foi realizada por um diferente pintor e representam a Ásia, a Europa, a América e a África. Do outro lado, representam a arte, a agricultura, a ciência e a indústria.

4. O chão é decorado com mosaicos com os signos do zodíaco e é costume girar o calcanhar nos genitais do touro para garantir a própria sorte.

5. No centro do chão da galeria fica o mosaico com o brasão da casa real dos Savoia

6. Inicialmente, a galeria era iluminada a gás por uma máquina cuja forma lembrava un rattin (ratinho)

7. Na parte superior da galeria ficam cariátides de mármore e, nas grades, brasões de cem cidades italianas

8. Em 1943, a galeria foi atingida pelos bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial que destruíram a sua cúpula de vidro. A última reforma da galeria foi concluída em 2015.

Milão, Itália, Galleria Vittorio Emanuele II

9. No interior da Galeria, as placas indicando os nomes das lojas devem ser pretas com letras douradas

10. Na Galleria ficam locais famosos como o Campari, o Caffè Ristorante Biffi (aberto desde a inauguração da galeria), a livraria Bocca, o restaurante Savini, lojas de alta moda e o hotel sete estrelas Town House Galleria, com direito a mordomo pessoal.

Programando uma viagem para Milão? Esses são alguns dos hotéis próximos à Galleria Vittorio Emanuele II com ótima avaliação no Booking.com, parceiro desse site.

Una Maison Milano

Hotel La Madonnina

Gran Duca di York

Hotel Spadari al Duomo

Room Mate Giulia

Hemeras Boutique House Piazza Duomo

Reserve antecipadamente os seus passeios com a Get your Guide, parceira do nosso site, e evite filas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *