Booking.com
Embaixada do Brasil em Roma
Ruas de Roma

Pelos arredores da Embaixada do Brasil em Roma

Um dos aspectos mais fascinantes de Roma são suas ruas históricas.  Apesar da acirrada concorrência de lojas de souvenirs estandardizados e do insinuar-se de fast-foods que contrastam com as fachadas de edifícios históricos, Roma ainda preserva ruas que representam o passado dessa metrópole.

Via del Governo Vecchio

Uma maneira agradável de descobrir o lado mais autêntico da cidade eterna é passear por ruas onde ainda existem prédios de grande valor arquitetônico, laboratórios de artesãos, mercearias, lojas de antiguidades ou ateliê de profissões em via de extinção como aquela de tapeceiro ou costureiro. Um lado da capital que ainda resiste ao irreversível processo de globalização.

roteiros em Roma

Aqui no Post-Italy.com já falei sobre a Via dei Coronari – uma das minhas preferidas em Roma – mas ali nos arredores da Praça Navona existem ruas que conservam a herança de um dos períodos mais interessantes dos 2769 anos de história de Roma: o Renascimento.

ruas do centro de Roma

Nesse post, pensei em traçar um breve roteiro a pé para você conhecer algumas das ruas mais pitorescas da capital nos arredores da Embaixada do Brasil em Roma.

Roma, centro histórico

Nosso ponto de partida é a famosa Praça Navona. Se estiver de frente para a Embaixada do Brasil em Roma, pegue a rua à sua esquerda, aquele que te levará até a Piazza Pasquino, sede do Consulado Geral do Brasil.

Embaixada do Brasil em Roma

Assim que notar a estátua do Pasquino (na foto acima, à direita), continue caminhando reto para chegar até a Via del Governo Vecchio, uma das ruas históricas de Roma que ainda preserva palácios e e lojas construídos entre os séculos XV e XVI.

lojas-em-roma

Se prestar atenção, você notará que o seu sistema de numeração não é crescente, mas alterna números pares e ímpares. Esse sistema típico do centro histórico é conhecido como ferro de cavalo. No passado essa rua era chamada de Via Papalis, porque toda vez que um novo pontífice era eleito ele passava por lá para chegar até à Basílica de São João de Latrão, a catedral do bispo de Roma.

Roma, Itália

No número 39 da Via del Governo Vecchio fica o Palazzo Nardini, a antiga sede do governo pontifício, mas o meu prédio preferido nessa rua é aquele que fica no número 104 (foto acima). Identificá-lo será fácil. Olhando para o alto, você notará medalhões com figura de juristas que mais parecem antigos camafeus. Incrível não?

viagem para Roma, Itália

No número 48 da mesma rua fica o Palazzetto Sassi Fornari, antigamente habitado por uma das mulheres amadas pelo pinto Rafael, enquanto na altura do número 27, na esquina da Via del Governo Vecchio com a Via della Chiesa Nuova existe uma moldura oval com um afresco do século XVII (foto acima, à esquerda).

praças de Roma

Siga reto pela Via del Governo Vecchio até chegar na Piazza dell´Orologio. O seu relógio fica no alto de uma torre construída por Borromini em 1648.

Praças de Roma, Itália

De lá, volte para a Via del Governo Vecchio no sentido de quem retorna à Piazza Navona e caminhe por ela até cruzar com Via di Parione. Observe com calma seus edifícios históricos e antes de seguir reto por Via della Pace aproveite para virar à esquerda e conhecer a Piazza del Fico (foto acima), uma praça tranquila cujo nome deriva da árvore de figos e que transformou-se em ponto de encontro para turistas e romanos.

cafeterias em Roma, Itália

Volte para a Via della Pace, faça uma pausa na eclética livraria-cafeteria Emporio della Pace (foto acima) e caminhe até chegar a igreja de Santa Maria della Pace, erguida por volta de 1480. Em seu interior a principal atração é o afresco as quatro Sibilas, de Rafael.

Chiostro del Bramante, Roma

De lá, termine o seu percurso a pé no adjacente claustro, a primeira obra projetada por Donato Bramante em Roma, hoje utilizado para mostras de arte e eventos culturais. Em seu interior também existe uma cafeteria com uma linda vista do edifício e uma tranquilidade que nos faz esquecer que estamos no centro de uma grande metrópole.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *