Monumentos

10 curiosidades sobre o Coliseu

O monumento mais famoso da cidade eterna – considerado uma das sete maravilhas do mundo moderno – foi encomendado pelo imperador Vespasiano por volta de 70-72 d.C, mas mesmo com o passar dos séculos não deixou de exercer o seu fascínio sobre os milhões de turistas que visitam o anfiteatro todos os anos.

Nesse post cito algumas curiosidades sobre o maior anfiteatro de Roma.

  1. Apesar de possuir dimensões imponentes, o termo “Coliseu” não deve ser atribuído às medidas impressionantes do monumento (189 metros de comprimento, 156 de largura e 48 de altura), mas ao fato que em seus arredores situava-se uma estátua dedicada ao imperador Nero, conhecida como o Colosso de Nero.
  1. O Coliseu tinha capacidade de abrigar cerca de 55 mil pessoas que acomodavam-se de acordo com a própria posição social. O imperador e o cônsul tinham ingresso privativo.
  1. Para finalizar a sua construção foram necessários cerca de cinco anos e somente para as paredes exteriores foram empregados mais de 100 mil metros cúbicos de mármore travertino.
  1. Por muitos anos o Coliseu transformou-se em uma espécie de depósito de materiais de construção e alguns arquitetos renascentistas utilizaram o seu mármore para construir lugares como a Basílica de São Pedro e o Palazzo Barberini.
  1. O Coliseu era uma construção vanguardista para a época. Possuia corredores internos que permitiam que o público se acomodasse rapidamente e até um “velarium”, um toldo capaz de proteger os espectadores do sol.
  1. O monumento também foi utilizado como piscina. No seu interior foram organizados as chamadas “naumachie”: a arena era enchida de água para a disputa de verdadeitas batalhas navais. Em seguida, a água era escorrida graças a poços internos.
  1. O famoso filme O Gladiador”, de Ridley Scot não foi gravado em Roma, no Coliseu, mas na Tunísia e em Malta.
  1. Poucas pesonalidades tiveram a chance de exibir-se no Coliseu. Entre elas: Paul Cartney, Andrea Bocelli, Ray Charles e Elton John.
  1. Desde 2000, no dia 30 de novembro, o Coliseu ilumina-se em sinal de protesto contra a pena de morte.

    10. O restauro do Coliseu, patrocinado pela empresa italiana Tod’s, custou cerca de 25 milhões de euros.

Para fazer um passeio pelo Coliseu, Fórum Romano e Palatino com uma acompanhante em língua portuguesa escreva para postitalyblog@gmail.com 

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma, incluindo o Coliseu!

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

This article has 1 comment

  1. Erika Campana

    Ola Anelise não sei se entendi bem ao visitar o site oficial do coliseu:
    Quero visitar o Coliseu e o Forum Romano, a entrada comprada neste site dá direito a visitar ambas as atraçoes (e se eu entrar pelo Forum pego menos fila, certo?). O valor da entrada inteira é 12,00 euros e se ue comprar online pago mais 2 euros e tenho que retirar o ticket no dia???? Se eu quiser visitar o andar superior e o subsolo tenho que compar outra entrada que custa 12,00 euros? No site há tb referencia a ” Didactic Tours and other Services to buy * INDIVIDUALS GUIDED TOUR” como 9,00 euros??? Estou confusa? Quero visitar tudo incluindo o andar superior e o subsolo e nao sei que entrada (s) comprar. E quanto ao video guia que vc falou ele é comprado no local? Obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *