Monumentos

Como visitar a Embaixada brasileira em Roma

Poucas sedes diplomáticas brasileiras possuem o esplendor do Palazzo Pamphilj, em Roma.
Situado em um dos cenários mais fotografados do mundo – Piazza Navona – o edifício começou a ser alugado pelo governo brasileiro na década de 20 e definitivamente comprado, nos anos 60, por cerca de 900.000.000 liras italianas.

O preço foi considerado altamente conveniente, considerando o prestígio do edifício.
Naquela época, a aquisição do imóvel, cuja proprietária anterior era a princesa Orietta Doria Pamphilj, gerou inúmeras polêmicas. Isso porque foi solicitado ao Estado italiano que exercesse seu direito de prelação para adquirir o Palazzo.

Depois de uma fase de reformas, a atual sede da Embaixada Brasileira em Roma foi inaugurada em 1961, mas é preciso voltar no tempo para entender a importância do edifício.

Seu primeiro núcleo, localizado na adjacente Piazza Pasquino, foi comprado em 1470 por Antonio Pamphilj, que exercia a importante função de procurador fiscal da Câmara Apostólica e ampliou o imóvel.

consulado-brasil-em-roma

O filho de Antonio casou-se com a filha de uma nobre família romana que possuia outras casas na Piazza Navona. Assim, as propriedades dos noivos foram unidas.
Nos séculos seguintes, o Palazzo passou pelas mãos de outros proprietários até adquirir a sua atual fisionomia no século XVII, graças ao cardeal Giovanni Battista Pamphilj, eleito Papa com o nome de Innocenzo X.

O edifício foi projetado pelo arquiteto Girolamo Rainaldi, que deveria concluir a obra em tempo para o Jubileu de 1650, graças as ordens do pontífice.
Durante a sua longa história, também foi sede da Accademia Filarmonica Romana e uma parte do Palazzo chegou a ser alugada por aposentados, enquanto o térreo do edifício abrigava lojas, garagens e armazéns.
Se a majestosa fachada do edifício fascina quem passa pela Piazza Navona, o interior do edifício não decepciona.

O Palazzo possui cerca de 16.700 m² de área construída e durante a visita ao edifício é possível contemplar diversos ambientes como as áreas reservadas para grandes eventos, a Sala Palestrina – que abriga festas e concertos – o ambiente no qual o embaixador recebe outros representantes diplomáticos e uma sala de banquetes, entre outros.
Um dos destaques do percurso, no entanto, é a luxuosa Galleria Cortona, um longo corredor projetado por Francesco Borromimi, composto por doze portas e enriquecido por um afresco de 1654 do famoso artista Pietro da Cortona.
A obra foi inspirada no poema épico Eneida, escrito pelo poeta Virgílio no século I a.C, e da Galleria o visitante pode deslumbrar-se com uma linda vista para a Piazza Navona.

Como agendar a sua visita em português

Você pode reservar a sua visita gratuita clicando aqui.

Geralmente, as visitas são realizadas às terças e quintas, sempre as 15h30, e duram aproximadamente 40 minutos.

Vale a pena ressaltar que cada visitante deverá ser identificado no ingresso localizado no número 10 da Piazza Navona e precisará passar por um detector de metais.

Chegue com antecedência ao local para evitar atrasos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *