Capalbio, vilarejo e balneário chic no litoral da Toscana
Capalbio. Um nome que te soa estranho? Por muito tempo a mídia internacional insistiu em associar à Toscana ao turismo que não foge muito do eixo Florença–Siena–Pisa–Lucca, aos vinhedos do Chianti e às colinas do Val d’Orcia.
No próprio Post-Italy.com você encontra informações sobre esses lugares, mas ao criar esse blog o meu objetivo era compartihar com os leitores o lado menos óbvio da Itália.
As prateleiras das livrarias estão repletas de guias de turismo, mas eu queria que cada post publicado aqui fosse uma espécie de conversa. Que os textos revelassem curiosidades, que trouxessem o olhar de quem mora no país e conhece um pouco mais da cultura local.
Capalbio é um vilarejo litorâneo que fica na província de Grosseto, na parte sul da Toscana. Como não é muito distante da capital (cerca de 150 km), Capalbio é uma meta de verão frequentada por romanos que fogem de praias mais próximas como Ostia, Anzio e Santa Marinella, no Lácio.
Na verdade, por ser frequentada por políticos e intelectuais, a cidade acabou tornando-se símbolo de destino blasé, mas é uma meta para incluir em um roteiro se você quiser descobrir uma Toscana menos batida pelo turismo de massa.
Na primeira queinzena de julho, a cidade hospeda um festival de cinema dedicado a curtas-metragens, atraindo personalidades estrangeiras e italianas.
Uma ideia para explorar o litoral toscano pode ser um itinerário que inclui paradas em Capalbio, o místico Giardino dei Tarocchi (Jardim dos Tarôs idealizado pela artista Niki de Saint Phale e inspirado no Parc Güell de Barcelona), Orbetello, Porto Ercole, Porto Santo Stefano e Talamone.
Capalbio fascina os turistas porque mescla um passado glorioso com praias como Chiarone, Macchiatonda e Torba.
Como acontece na maior parte do território nacional (cerca de 60% das praias são a pagamento), nessas áreas o acesso a praias livre é restrito.
É mais frequente o uso dos stabilimenti balneari, estruturas como aquela chamada Ultima Spiaggia (na praia de Chiarone Marina) que além de espaços de cafeteria/restaurante, alugam espreguiçadeiras e guarda-sol e serviços como vestiários.
O vilarejo é pequeno mas é um prazer circular entre seus becos e subir até o alto de seu castelo.
Na verdade, a cidade nasceu como Castello delle Tre Fontane di Roma (século VIII) e foi propriedade de potentes famílias como os Aldobrandeschi, os condes Orsini, à República de Siena e, inclusive, a Cosimo de Medici.
Capalbio é circundada por muros e conservou o seu aspecto medieval. Do alto da cidade você pode admirar uma linda vista panorâmica.
Nos arredores de Capalbio também existe uma reserva natural de 410 hectares nas margens do Lago di Burano, muito frequentado pelos amantes do birdwatching.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Oi, Anelise. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Que alegria! 🙂
Grazie di cuore