
Viver a emoção de visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia
Itália também é sinônimo de turismo religioso e o Santuário de Santa Rita de Cássia é uma das metas mais procuradas pelos peregrinos brasileiros que organizam uma viagem para o país. Principalmente durante o mês de maio – época em que se comemora a santa, no dia 22 – todos os anos centenas de devotos do mundo inteiro visitam o Santuário de Santa Rita.
Cada um chega até lá por motivos muito pessoais e o importante não é especular o por quê. Por trás de vidas aparentemente perfeitas, nas quais cada peça parece encaixar-se com as outras e onde não encontramos indícios evidentes de um mal- estar pode existir um ser humano frágil. Podem acumular-se preocupações com o futuro. Podemos encontrar nós indissolúveis.
Só quem está enfrentando uma situação difícil na própria pele sabe a importância de, nos percalços, agarrar-se a certezas, de alimentar esperanças, e no Santuário de Santa Rita de Cássia cruzamos com os mais variados percursos de vida.
O local fica na pequena Cássia, na região da Úmbria. Se trata de uma cidade tranquila, relativamente isolada dos grandes centros urbanos e cercada por montanhas. Como a logística para ir até Cássia não é muito simples, só mesmo os fiéis mais motivados chegam até lá (leia os detalhes no final do post). Cássia fica na província de Perugia e cada detalhe dessa cidade de forte atmosfera espiritual evoca Santa Rita.
Ao contrário de outras mártires da igreja católica, Santa Rita foi esposa e mãe. Rita era filha única e apesar de demonstrar a própria vocação religiosa desde a infância, obedeceu os pais e casou-se ainda adolescente com Paolo; um homem agressivo com o qual teve dois filhos.
Após 18 anos de vida conjugal, seu marido foi assassinado e enquanto Rita reagiu a esse acontecimento perdoando os assassinos, seus dois filhos pretendiam vingança para honrar a figura paterna. Ambos morreram antes de vingar a morte do pai e, sozinha, Rita voltou a pensar em sua verdadeira vocação.
Por três vezes consecutivas pediu para ingressar no Mosteiro das freiras agostinianas de Cássia, mas isso lhe foi negado. Segundo a crença cristã, em suas orações Santa Rita invocava São João Batista, São Agostinho e São Nicola Tolentino, e teriam sido eles os responsáveis pela introdução de Santa Rita dentro do monastério de Cássia, onde ela permaneceu por mais de quatro décadas.
A vida de Santa Rita narrada pela igreja católica é profundamente ligada a momentos de profunda devoção. Em 1432, durante suas orações, ela teria perguntado a Jesus se poderia compartilhar seus sofrimentos. Sua cabeça teria sido atravessada por uma das espinhas da coroa de Cristo e por mais de 15 anos a santa levou essa chaga como sinal de amor.
Sua imagem é associada à rosas porque, em um dia de inverno rigoroso, Santa Rita teria recebido a visita de um parente e, ao despedir-se, lhe perguntou se precisava de algo. Ela sugeriu que lhe trouxesse uma rosa e dois figos do jardim de sua casa em Roccaporena (a cerca de 6km de Cássia). Para sua surpresa, apesar da neve ali foram encontrados a rosa e os figos maduros em pleno inverno.
Santa Rita foi beatificada 180 anos depois de seu falecimento e santificada 453 anos após a data de sua morte. Para os fiéis, a emoção de visitar a cidade de Cássia está no fato de repercorrer os lugares que fizeram parte das diversas fases de sua vida.
Cássia é pequena e você pode começar a sua visita pela basílica, facilmente reconhecível graças à sua fachada com baixos-relevos em mármore travertino. O edifício de culto foi concluído em 1943 e seu interior é decorado com cores vivas e vibrantes. O momento mais emocionante para os devotos é aproximar-se de uma grade de ferro batido para contemplar a capela onde encontra-se a urna com o corpo de Santa Rita.
Depois da basílica, os peregrinos dirigem-se até o mosteiro de 1220 onde a santa, junto com outras freiras de clausura, viveu por 40 anos. Ali os visitantes são recebidos por um sacerdote que resume os momentos mais significativos da vida de Santa Rita e no dia em que estive ali – coincidência ou não – o sacerdote que nos guiou era uma amigo que já conhecia.
O santuário fica no alto de uma colina e em Cássia você também encontrará algumas poucas livrarias e lojas de lembranças. Após a visita ao Santuário de Santa Rita de Cássia, muitos peregrinos decidem chegar até o vilarejo Roccaporena, cidade natal da santa, enquanto outros preferem emendar o passeio com uma esticada até Assis.
Saindo de Roma, a logística para chegar até Cássia não é das mais simples. A primeira opção é pegar o ônibus E433 que saí da estação de Roma Tiburtina às 7h30 e chega em Cássia às 10h30 e, na volta, optar pela corrida que saí de Cássia às 15h30 e chega em Roma Tiburtina às 18h30.
A segunda possibilidade é, em Roma Termini, pegar um trem até Spoleto (não há estação ferroviária em Cássia) e de lá um táxi ou ônibus até Cássia. A distância entre as duas cidades é de quase 50 km.
Para não perder tempo com vários deslocamentos, você pode reservar um passeio saindo de Roma que inclui Cássia e Assis. Para saber mais sobre esse tour, consulte esse link com o passeio proposto pela Get your Guide, parceiro do meu site, post-italy.com
Leia também outros posts sobre a região da Úmbria:
Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria
Gubbio: Úmbria medieval que encanta
La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria
Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível
La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve
Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio
Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma.
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Estarei em Roma dia 21 de setembro, queria ver da possibilidade de ir ate SANTUARIO DE SANTA RITA DE CASSIA dia 23 de setembro ir e voltar mesmo dia. Bem como queria ouvir a angelus do Papa dia 22 de setembro. Mas estou com 16 passageiros, qual e a possibilidade de irmos em 16 pessoas ao SANTUARIO?
Olá Lucia. Bom dia! Tudo bem? Geralmente, o passeio até Assis e Cássia acontece aos sábados. Posso verificar se é possível organizar o tour especialmente para vocês, na segunda-feira, dia 23, e te dar um retorno com orçamento no menor tempo possível, ok?
Seu e-mail é lucia@caribtur.com.br ?