
Madonna della Vitaleta: o cenário mais fotogênico da Toscana
A região do Vale do rio Orcia, ao sul da cidade de Siena, é uma das áreas mais cenográficas da Toscana.
Se você sonha com paisagens compostas por colinas penteadas, campos de trigo dourados como raios de sol e ciprestes alinhados geograficamente essa é a região que deve incluir em um roteiro pela Itália.
Ali a beleza é algo corriqueiro. Não por acaso, em 2004 a Unesco classificou o famoso Parco Naturale, Artistico e Culturale della Val d’Orcia como patrimônio mundial da humanidade.
Passear de carro por lá é uma verdadeira tentação para quem adora fotografia. O perigo é você parar a cada curva, obcecado pela busca incessante do melhor ângulo para o seu álbum de recordações.
No Val d’ Orcia tudo impressiona, mas existe um lugar quase escondido e pouco divulgado em guias turísticos que é considerada uma das paisagens mais fotogênicas da região.
Entre a pitoresca Pienza, a cidade ideal de Papa Piccolomini, e San Quirico d’ Orcia fica a área rural de Vitaleta. Na verdade, trata-se de uma propridade particular, mas depois de estacionar o carro do lado de fora de um portão você pode caminhar até chegar a uma das igrejinhas mais incríveis da Toscana: a Cappella della Madonna di Vitaleta.
Percorrendo uma estrada de terra entre ciprestes, bobinas de feno e um celeiro, você descobre uma construção espetacular no alto de uma colina. A capela de Vitaleta ficou famosa por ter hospedado, em seu interior, uma estátua representando a Madonna (Virgem) e realizada, em época renascimental (1590), pelo artista Andrea della Robbia.
A obra foi transferida para uma igreja na cidade vizinha de San Quirico d’ Orcia conhecida como Chiesa di San Francesco, mas a igrejinha de Madonna della Vitaleta continua sendo uma meta muito amada por toscanos e turistas do mundo inteiro. Mesmo quem nunca esteve lá, provavelmente reconhece essa imagem que decora tantos cartões postais.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!
Booking.com