4 Receitas com tomates típicas do verão na Itália
Com a chegada do verão na Itália a nossa alimentação muda, privilegiando as frutas e as verduras típicas da estação e pratos mais leves. Pessoalmente, sofro com o calor exagerado de Roma, mas nessa época do ano aprecio a variedade de hortifrutigranjeiros presentes nas feiras e supermercados. Se tivesse que associar o verão italiano a uma cor e a um sabor, para mim eles seriam sem dúvida o vermelho intenso e os tomates. Digo tomates – assim, no plural – porque na Itália existe uma variedade incrível deles.
A própria palavra pomodoro, masculina em italiano, possui uma etmologia – pomo d’oro – que indica indica um produto precioso, capaz de absorver todas as virtudes do sol. O tomate também é símbolo de italianidade e o logotipo do meu site, o Post-Italy.com
Desde aqueles com menos sementes e mais carnudos, ideais para preparar o tradicional molho de tomates, até aqueles cereja, o datterino (pequeno, alongado e muito doce), o pizzutello (oval e pontudo), aquele de Pachino, na Sícilia, o San Marzano (de polpa delicada), o Pomodori del Piennolo del Vesuvio e inúmeras outros tipos, incluindo aqueles ideais na preparação de saladas.
Aqui no Post-Italy.com já contei sobre a tradição de realizar em casa, artesanalmente, a passata di pomodoro ou o molho de tomates que as famílias armazenam para consumir durante o ano inteiro. É no verão que os tomates esbanjam sabor e é por isso que eles são os protagonistas de tantas receitas italianas durante a estação. Nesse post, selecionei quatro entre os tantos pratos símbolos do verão italiano para você provar durante a sua viagem para a Itália ou para tentar replicar em sua própria casa.
Insalata Caprese al pomodoro
Essa é a receita mais simples de todas. Mesmo quem não sabe cozinhar consegue prepará-la de olhos fechados. O que faz a diferença nessa receita baseada na genuinidade de seus sabores é a qualidade das matérias-primas.
Os ingredientes são: tomates maduros mas bem durinhos, mozzarella di bufala de primeira, manjericão, sal e um excelente azeite extravirgem italiano, óbvio. Corte o tomate em rodelas e a mozzarella di bufala em fatias. Comece a montá-las no prato alternando uma fatia de tomates, sal, manjericão e a mozzarella. Regue cada porção com o azeite.
Pappa al pomodoro
Essa é uma das receitas toscanas que amo preparar em casa durante o verão. Como outras receitas toscanas, é considerada um piatto povero (prato pobre) porque recicla o pão adormecido, que na maior parte da Toscana é sciapo, ou seja, sem sal. O motivo é sobretudo histórico porque a partir do século XII Pisa cobrava caro aos rivais florentinos o sal que chegava até o porto toscano. A briga pelo sal foi até tema de um dos cantos da Divina Comédia, de Dante Alighieri. No canto do Paradiso, ele afirmava: “tu proverai sì come sa di sale lo pane altrui»,
Eu definiria a pappa al pomodoro um prato inteligente porque com poucos ingredientes o resultado é excepcional. A melhor pappa al pomodoro que já provei aqui na Itália foi aquela preparada no restaurante Le Delizie di Aldo, em Monte San Savino, na província de Arezzo.
Para preparar a receita você precisará de cerca de 300 gramas de pão do tipo italiano (melhor ainda se já adormecido e não fresco), folhas de manjericão, 400 gramas de tomates, aglio in camicia (alho com a casca) caldo de vegetais, sal, peperoncino e o melhor azeite à sua disposição.
Comece colocando um pouco de água para ferver. Lave os tomates e na parte superior de cada um deles faça um corte com a faca na forma de uma cruz. Isso facilitará remoção de sua casca. Quando água estiver borbulhando, mergulhe os tomates por poucos segundos até que a casca dos tomates se rache. Retire-os imediatamente da água e aguarde que eles se esfriem.
Prepare um caldo de vegetais fervendo uma cenoura, uma cebola, um pedaço de salsão e um tomate. Quando estiver pronto, coe o caldo e reserve. Em uma panela, refogue o alho e uma pitada de peperoncino no azeite e acrescente os tomates sem casca, já cortados e sem sementes. Mantenha o fogo baixo e mexa delicadamente. Quando o tomate estiver cozido, acrescente um pouco de caldo, as folhas de manjericão e o pão adormecido em pedaços. O ideal é criar uma mistura uniforme e lisa, um pouco densa, na consistência de uma papinha. Sirva morna, em cumbucas, regada a azeite e com uma folha de manjericão fresco.
Pomodori ripieni
Pomodori ripieni (tomates recheados) são um prato muito consumido durante o verão italiano. Para preparar essa receita você precisará de seis tomates grandes, azeite, hortaliças frescas, pimenta, sal, 1 xícara de arroz, parmesão ralado. Comece preaquecendo o forno a 180 graus. Corte uma pequena tampa na parte alta dos tomates. Faça uma tampa maior no topo do tomate, deixando a polpa aparecer. Com a ajuda de uma colher, retire a polpa com cuidado para não furar o tomate. Reserve a polpa. Regue a parte interna dos tomates vazios com sal e azeite.
Refogue a polpa retirada dos tomates com azeite e alho e quando estiver pronta acrescente à ela o arroz já cozido. Salpique a misture com as hortaliças de sua preferência e parmesão. Encha cada tomate com a mistura, cubra-os com as calotas cortadas inicialmente e leve-os ao forno por cerca de 30 minutos. Sirva acompanhado por batatas assadas no forno com alecrim.
Panzanella
A panzanella toscana é outro prato italiano com a cara do verão e que também recicla o pão amanhecido. Os ingredientes são: pão italiano, azeite, sal e pimenta do reino, cebola roxa fresca cortada em rodelas muito finas, vinagre branco, pepinos, tomates maduros e folhas de manjericão. Comece cortando a cebola em fatias bem fininhas e colocando-as em uma bacia com água e uma colher de vinagre branco por pelo menos uma hora.
Corte o pepino em fatias e os tomates em cubos. Reserve. Corte o pão italiano em fatias, eliminado a parte da casca. Molhe as fatias com uma solução de água e uma colher de vinagre branco. O ideal é que fiquem úmidas, mas que o pão não de despedace totalmente. Quando o pão estiver molhado, aperte-o para retirar o excesso de água. Comece a unir os ingredientes em uma bacia, inclusive a cebolas que você terá escoada da bacia de água. Acrescente sal, pimenta, folhas de manjericão e muito azeite para dar sabor ao prato. Buon appetito!
INGRESSOS PARA ATRAÇÕES
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
TRANSFERS
Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS
Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM
Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.
Amei… Delícia!
😍🇮🇹😋
🙂