
O Teatro Grego de Taormina, must see na Sicília
Eu sei que o mundo é vasto, colorido e culturalmente diversificado. Não quero justificar os italianos que esnobam o exterior e preferem passar as próprias férias dentro das fronteiras tricolores.
No entanto, é mais do que compreensível desejar conhecer as belezas de um país que – sozinho – lidera o ranking das nações com o maior número de monumentos classificados como patrimônio da humanidade pela Unesco. Dos 53 sítios, sete encontram-se na Sicília, como por exemplo o chamado Val di Noto.
Encravada em um promontório entre Catânia e Messina, Taormina ainda não faz parte da lista, mas é uma respeitável candidata. Como toda a Sicília, é uma viagem incrível porque é uma mistura de influências que ainda conserva traços de antigas civilizações.
Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de Taormina como sinônimo de exclusividade e de férias para vips. Sim, ela também coleciona esses títulos! A cidade já foi sede de reuniões do G7 e de férias de famosos como Audrey Hepburn e Esther Williams e Liza Minnelli.
Taormina soma pouco mais de 10 mil habitantes, mas durante o verão na Itália é repleta de turistas. Entre praças elegantes, lojas refinadas de joias e cerâmicas e vistas como aquela do terraço do Grand Hotel Atlantis Bay, um passeio imperdível é aquele até o Teatro Greco (Teatro Grego), a relíquia mais famosa de Taormina.
Iniciado no século III a.C pelos gregos, o monumento é o segundo maior teatro antigo da Sicília, superado apenas por aquele de Siracusa. A construção atingia 109 metros de diâmetro, possuía um odeon para apresentações musicais e em algumas ocasiões foi transformado em um lago artificial para batalhas navais (naumachie).
Em peno período imperial sua função original também foi adaptada e o teatro serviu de palco para as chamadas venationes, ou seja, os espetáculos de luta entre gladiadores e animais ferozes.
A sua decadência coincidiu com a decadência do império romano, mas mesmo com o passar do tempo o Teatro Grego de Taormina nunca deixou de fascinar. Com um pouco de fantasia, observando os 36 nichos presentes em suas fachadas ainda é possível imaginar a provável presença de estátuas que decoravam o teatro.
Wood Allen utilizou o monumento no filme Poderosa Afrodite e até Até Goethe dedicou versos ao monumento. Como não lhes dar razão? Do alto do Teatro Grego você consegue avistar a imensidão do mar Jônico, a baia de Giardini Naxos e até o vulcão Etna. Uma das vistas mais românticas da cidade. Atualmente o teatro é palco de shows musicais, de eventos culturais e de um festival cinematográfico.
Para visitar o Teatro Grego de Taormina lembre-se de usar sapatos confortáveis. Para os mais atléticos e para quem não tem medo de subidas, existe um passeio para admirar o teatro de um outro ângulo.
Da Via Circonvallazione existe o acesso para um percurso a pé e repleto de degraus que leva os turistas atéo Santuario della Madonna della Rocca (via Madonna della Rocca). O trajeto não é fácil e não possui muitas indicações, mas passa por algumas antigas estações da Via Crúcis e chega até uma igrejinha restaurada em 1640 dentro de uma gruta.
Um lugar que exala religiosidade antiga e verdadeira. Também é possível chegar lá de carro seguindo indicações para Castelmola, mas o cansaço da caminhada será compensado pela vista e pela sua atmosfera única.
Leia também outros posts sobre a Sicília:
Erice, a cidade do vento, dos doces e set cinematográfico por natureza
A Piscarìa, um passeio pelo mercado de peixes de Catânia
Sapore di sale. Entre os moinhos de vento das salinas entre Trapani e Marsala
Marsala, Sicília: degustação de vinhos na histórica Cantine Florio
Noto, a cidade do triunfo do Barroco na Sicília
Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.