Booking.com
Êxtase de Santa Tereza, escultura de Bernini em Roma
CulturaVer

Êxtase de Santa Tereza: a estátua mais escandalosa de Bernini

Gianlorenzo Bernini é um dos nomes que ouvimos com frequência em Roma. Suas obras estão espalhadas por toda a cidade, mas nenhuma delas provocou tantas polêmicas como o Êxtase de Santa Tereza.

Êxtase de Santa Tereza, escultura de Bernini em Roma

Localizada em uma das capelas (quarta à esquerda) da igreja de Santa Maria della Vittoria, essa obra de mármore e bronze foi esculpida a partir de 1646, quando Bernini tinha 49 anos e enfrentava um momento de estagnação em sua carreira.  Era o período do pontificado de Innocenzo X e Bernini, que sempre foi um dos artistas preferidos dos pontífices, foi tratado com uma certa indiferença pelos expoentes da igreja católica.

Êxtase de Santa Tereza, escultura de Bernini em Roma

O cardinal Federico Cornaro encomendou a Bernini a decoração da capela de sua própria família e o artista realizou o trabalho considerando-o quase uma vingança, a chance de demonstrar o grande gênio que era. A escultura deveria ser um dos mais belos exemplos de arte barroca. Bernini dedicou-se a ela por quatro anos e o resultado final chocou o público da época.

Êxtase de Santa Tereza, escultura de Bernini em Roma

O artista mescla o sagrado e o profano e traduz em mármore o relato da própria Teresa D‘Ávila em sua autobiografia. No documento, ela descreve o momento de revelação vivido no encontro com aquele que a Santa define um anjo.

Êxtase de Santa Tereza, escultura de Bernini em Roma

Sob uma estrutura em forma de raios dourados, Santa Tereza é representada como uma figura feminina desfalecida, em um estado intermédio entre o prazer e a dor. De pé, o lado desta mulher existe um anjo munido de um dardo, enquanto com a mão esquerda afasta a sua túnica para atingi-la com a flecha. A feição do rosto da Santa – com a boca entreaberta – a mão e o pé esquerdo caídos, como em um gesto de entrega e sublimação, para os estudiosos é a representação de uma experiência mística repleta de tensão erótica.

Bernini em Roma

O público não sabia como reagir diante de uma obra tão carnal, mas o artista se defendeu afirmando que limitou-se a representar a descrição de Santa Tereza.

A ambiguidade da obra existe até hoje e a capacidade de interpretar o êxtase como uma experiência física e espiritual foi um dos grandes méritos de Bernini.

Êxtase de Santa Tereza, escultura de Bernini em Roma

Nas laterais da mesma capela, não deixe de observar as imagens em auto relevo dos membros da família Cornaro, posicionados como se assistissem a cena do Êxtase de Santa Tereza.

Santa Maria della Vittoria: Via XX Settembre, 17. Estação do metrô mais próxima: Repubblica. Horários: diariamente das 7h às 12h e das 15h30 às 19h. Entrada grátis.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! O mesmo vale para o aluguel de carros com a Rental Cars.

Booking.com

728x90

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *