Booking.com
Galleria Spada em Roma
CulturaVer

Galleria Spada em Roma e o mágico “efeito binóculos” da perspectiva de Borromini

Uma das características que mais amo em Roma é o fato de ter mil possibilidades de entretenimento ao seu redor; desde lugares de grande aglomeração até aqueles que parecem calados, para refugiar-se da multidão.

Galleria Spada em Roma

Passeando pelo centro histórico, atrás de portões aparentemente anônimos escondem-se tesouros que provocariam a inveja dos curadores das melhores galerias de arte.

Galleria Spada em Roma

Nos arredores da Piazza Farnese fica o Palazzo Spada ou Palazzo Capo di Ferro, um edifício austero hoje sede do Consiglio di Stato, ainda imune aos efeitos do turismo-relâmpago.

Galleria Spada em Roma

Observando a opulência do palácio já dá para entender porque o cardeal Bernardino Spada escolheu o imóvel como futura residência.

Galleria Spada em Roma

Para exaltar o seu prestígio, ele substituiu imediatamente o brasão de seu predecessor com o próprio e contratou os melhores artistas da época (1631) para decorar os seus ambientes.

Galleria Spada em Roma

Com o tempo, as paredes de sua sala principal foram recobertas por uma preciosa coleção de pinturas barrocas, mas nem isso bastou para demonstrar aos romanos o prestígio da família Spada. O cardeal sentia a falta de algo grandioso e espetacular capaz de deixar qualquer um boquiaberto.

Galleria Spada em Roma

Foi então que ele decidiu contratar Francesco Borromini para uma missão quase impossível, compensar a falta de um jardim com uma obra monumental no pequeno terreno no exterior do edifício.

Galleria Spada em Roma

O espaço era restrito, mas o artista não se intimidou e inventou uma solução genial; uma galeria de colunas que parece ter cerca de 30 metros de comprimento, mas que na verdade possui apenas oito.

Galleria Spada em Roma

Esse efeito “mágico” só foi possível graças à astúcia de Borromini. Utilizando a convergência das paredes laterais, do chão e do teto ele criou uma ilusão de ótica com um efeito similar aquele de um binóculos.

Galleria Spada em Roma

Em sua parte inicial a galeria tem seis metros de largura e três de altura, mas as medidas diminuem gradualmente até chegar a dois metros de altura e 1 de largura em sua parte final.

Galleria Spada em Roma

Se, por exemplo, você olhar a escultura de Marte no fundo da galeria ela parecerá imensa, mas na verdade a obra só tem 80 cm de altura.

Galleria Spada em Roma

Ficamos ali parados tentando adivinhar os cálculos matemáticos que produziram tanta beleza, mas nos arrendemos diante da ideia que uma dose de incompreensão é parte do fascínio da obra.

Galleria Spada em Roma

Endereço: Galleria Spada, Piazza Capo di Ferro, 13. Horários: Aberta de segunda a domingo das 8h30 às 19h30 e fechada às terças-feiras e nos dias 1 de maio e 25 de dezembro. Ingressos: 5 euros, grátis no primeiro domingo do mês.

PULE A FILA E COMPRE INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações de Roma.

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *