Booking.com
Sant´Anna in Camprena, Toscana
Ver

Sant’Anna in Camprena, na Toscana, e o cenário do filme O paciente inglês

Conta só para mim, vai! Me dá uma dica de um lugar para ver durante a minha viagem pelo Val d’ Orcia, na Toscana?

Sant’Anna in Camprena, Toscana

Essas são perguntas que vira e mexe recebo de amigos de passagem pela Itália. Além dos clássicos como Pienza ou Montepulciano eu cito outros como a Abadia de Sant’Antimo ou o belíssimo Templo de San Biagio. Mas lugares ao aberto, retrucam?

Sant´Anna in Camprena, Toscana

Pode ser a capelinha de Madonna della Vitaleta, um dos cartões postais da Toscana, ou quem sabe a estrada de Terrapille, onde foi gravada a cena final do filme “O Gladiador”, respondo eu.

Sant’Anna in Camprena, Toscana

Do outro lado rostos que não parecem 100% convencidos e aguardam aquele “algo mais” para ver e depois contar aos amigos quando voltarem ao Brasil.

Sant’Anna in Camprena, Toscana

Já sei, penso eu, como quem tira um coelho da cartola. Um lugar encantador para se visitar na Toscana é o mosteiro de Sant’Anna in CamprenaSant’Anna o quê? A pergunta surge espontânea…

S.Annain Camprena, Toscana

Sant’Anna in Camprena é o lugar que serviu de cenário natural para algumas das principais cenas de “O paciente inglês”, baseado no homônimo romance do escritor canadense Michael Ondaatje. Considerado um dos filmes mais premiados do cinema – entre eles  nove Oscars e dois 2 Golden Globe – para quem não lembra “O paciente inglês”, de Antonhy Minghella, conta a história de um desconhecido (Ralph Fiennes).

Sant’Anna in Camprena, Toscana

No enredo, no final da Segunda Guerra Mundial ele sofreu queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido. Conhecido apenas como o paciente inglês, ele foi tratado pela enfermeira canadense interpretada por Juliette Binoche.

Sant’Anna in Camprena, Toscana

O lugar ou o refúgio onde o paciente foi curado é exatamente o isolado mosteiro de Sant’Anna in Camprena, no interior da Toscana. Ali foram gravadas algumas das cenas mais emocionantes do filme, como os flashbacks do personagem de Ralph Fiennes. O exterior e o interior do edifício fascinaram John Seale, diretor da fotografia. Pudera! Ao visitá-lo, a sensação é que o mundo parou naquele instante. A paz é tanta que você consegue contemplar cada elemento da natureza.

Sant’Anna in Camprena, Toscana

O vento que agita os ciprestes, as azeitonas que amadurecem nos olivais, as colinas ocres que mudam de cor o por do sol, o homem que volta à terra no pequeno cemitério ao lado do mosteiro. Cemitério? Sim! Não um qualquer, com ar lúgubre, tétrico, mas um lugar circundado de verde e pela beleza do Val d’ Orcia.

S.Annain Camprena, Toscana

Se você assistir o filme novamente ou pela primeira vez reconhecerá imediatamente o edifício e o seu característico campanário. O local está localizado a poucos km de Pienza, na província de Siena, e na verdade não é mais unicamente um lugar sagrado. Inicialmente, em 1334, o mosteiro foi fundado por mônacos provenientes da Abadia de Monte Oliveto.

Sant’Anna in Camprena, Toscana

No entanto, no final do século XX o lugar tornou-se um agriturismo, um misto entre hotel e propriedade rural hoje administrado pela diocese de Montepulciano-Chiusi-Pienza.  Já a igreja ao lado do edifício principal ainda é consagrada e funciona como sede da paróquia de Sant’Anna in Camprena. Por motivos óbvios como garantir a privacidade de seus hóspedes os visitantes não podem conhecer todas as alas do complexo, mas além de seu exterior, seus jardins e da igreja, é possível passear entre alguns corredores até chegar ao seu refeitório.

Sant’Anna in Camprena, Toscana

Seu ambiente é famoso por ser decorado pelos afrescos de Giovanni Antonio Bazzi, mais conhecido como Il SodomaNão há como voltar de Sant’Anna in Camprena decepcionado ou sem boas fotos para compartilhar com os amigos. Cada canto esconde algo para ser visto, na tela da TV ou, melhor ainda, pessoalmente.

S.Annain Camprena, Toscana

EVITE FILAS COMPRANDO INGRESSOS ANTECIPADOS

Uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com por todas as informações e dicas que você encontra aqui é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide ou nos links aqui embaixo, com algumas da principais atrações italianas.

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking aqui no Post-Italy.com, a plataforma repassa uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

Booking.com 

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *