terraço do Pincio em Roma
Ver

O terraço do Pincio e a sua vista panorâmica

Admirar o panorama romano do alto de um de seus terraços mais famosos, o Pincio, não é só presentear-se com uma das vistas mais incríveis da capital. Significa alimentar a imaginação. Elaborar mentalmente um cenário povoado pelos “personagens” da cidade eterna.

terraço do Pincio em Roma

Por trás das inúmeras cúpulas, padres e freiras que cumprem suas obrigações religiosas. Nos edifícios abaixo de chaminés fumegantes cozinheiros começam a pensar no almoço. Nas sacadas, um casal que discute, talvez por uma banalidade. Vestígios de vida em um palco privilegiado.

terraço do Pincio em Roma

O frondosos jardins do Pincio ficam sobre uma colina acima da famosa Piazza del Popolo e a sua principal atração é o mirante localizado no Piazzale Napoleone. Dali também é possível ter acesso ao ingresso do parque de Villa Borghese.  Os jardins já existiam na época da Roma Antiga, mas sua aparência atual é o resultado de um projeto de remodelamento realizado no início do século XIX por Giuseppe Valadier.

terraço do Pincio em Roma

O arquiteto também é autor do projeto que deu origem à Piazza del Popolo e à chamada Casina Valadier. No passado o local era frequentado por personagens como Richard Strauss e Benito Mussolini e hoje é um elegante restaurante e cafeteria, reduto da elite romana.

terraço do Pincio em Roma

Nos finais de semana o terraço do Pincio fica repleto de turistas e de casais apaixonados. O passatempo predileto de quem passa por lá é identificar os principais monumentos de Roma. A vista contempla desde a área de Monte Mario até o Gianicolo. Você verá, por exemplo, o Vittoriano, o teto da Basílica de São Pedro e as igrejas gêmeas e o obelisco da Piazza del Popolo.

terraço do Pincio em Roma

Monumento dedicado aos irmãos Enrico e Giovanni Cairoli, patriotas que lutaram pela unificação da Itália.

No final da tarde, com por do sol e o céu avermelhado de Roma o espetáculo é ainda mais fascinante. Para chegar até o terraço del Pincio você tem duas opções. A primeira é pegar a linha A do metrô e descer na estação Piazza di Spagna e de lá subir as escadarias de Trinità dei Monti e percorrer viale della Trinitá dei Monti. A opção mais rápida é descer na parada Flaminio/Piazza del Popolo e subir a escada em zigue-zague que te leva até o alto do Pincio.

 

 

 

 

 

This article has 1 comment

  1. Pingback: As 8 piazzas mais bonitas de Roma

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *