Booking.com
Viterbo, macchina di Santa Rosa
Ver

Viterbo e o espetáculo da Macchina di Santa Rosa

Dizem que a Itália é pátria de poetas, santos e navegadores e algumas cidades encarnam perfeitamente uma ou outra dessas características. Viterbo, capital da província homônima na região do Lácio, é um concentrado de religiosidade.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

Presumivelmente fundada por etruscos, essa cidade localizada a cerca de 110 quilômetros da capital italiana ainda mantém intacto o seu centro medieval. Muitos estrangeiros chegam até metas como Bagnoregio e Bomarzo, na fronteira com Viterbo, deixando de explorar essa cidade com um passado glorioso.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

Seu máximo apogeu aconteceu no século 13, quando Viterbo se tornou oficialmente residência papal. Não é à toa que o Palazzo Papale é um dos mais belos e suntuosos edifícios de Viterbo.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

Nem todo mundo sabe que a cidade foi palco de um dos episódios mais insólitos da história da igreja católica: a eleição papal mais longa de todos os tempos.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

Digamos que depois de esperar cerca de 34 meses o nome do novo pontífice, em 1271 o ritual que conhecemos como Conclave foi imposto não por uma decisão eclesial, mas por uma imposição popular.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

Revoltado com a eterna indecisão dos cardeais, o povo de Viterbo decidiu trancá-los em uma sala, racionando a comida e a água a sua disposição. Chegaram até a demolir o teto da Palácio Papal para que, sentindo frio, os cardeais chegassem a uma decisão mais rapidamente.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

O resultado foi a eleição de Papa Gregorio X, pontífice que promulgou uma constituição apostólica com regras bem precisas para a eleição papal. Passeando pela cidade, é fácil notar que a sua arquitetura é dominada, principalmente, por pedras cinzentas e casas medievais. Nos becos do bairro histórico de San Pellegrino essa peculiaridade é ainda mais evidente.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

O Duomo da cidade, ao lado do Palazzo Papale, também é bem preservado. O edifício foi construído no século XII e o seu interior é de estilo românico. Na Piazza Plebiscito fica outro imponente palácio, o Palazzo dei Priori, construído no século XV e decorado por afrescos que representam cenas históricas e figuras mitológicas.

Com minha família, tive o privilégio de ficar hospedada no convento SS.ma Trinità dos frades agostinianos de Viterbo. Seu pátio inteiramente decorado por afrescos é de uma beleza única.Durante um fim de semana, graças a um guia muito especial, pudemos conhecer cada cantinho de Viterbo. Além da história, Viterbo é famosa porque todos os anos, no dia 3 de setembro, ali acontece uma monumental manifestação que consiste em transportar a chamada Macchina di Santa Rosa.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

A Santa adolescente cujo corpo foi mumificado é venerado pelos católicos romanos e, em especial, pelos moradores de ViterboEssa tradição é muito antiga. Acredita-se que tudo começou no século XII, quando o corpo sa sata foi transportado da Igreja de Santa Maria in Poggio até o santuário dedicado à ela, a Chiesa di Santa Maria delle Rose. Em 1258, o Papa Alessandro IV organizou uma festa para recriar aquele evento. Desde então, para demonstrar a própria devoção à santa, sua imagem é colocada sobre uma plataforma carregada nas costas por vários homens durante uma procissão.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

Cada participante do evento é escolhido depois de submeter-se a vários testes de resistência física porque a macchina pode pesar 5 toneladas e atingir cerca de 28 metros de altura. O teste consiste em carregar nas costas, por 90 metros, cerca de 150 quilos.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

A plataforma é carregada nas costas por cerca de 100 homens, chamados facchini. Eles percorrem um percurso de dois quilômetros mas com vários desníveis e percalços como as ruas estreitas da cidade. É um trabalho extremamente cansativo, mas que os escolhidos para a manifestação sentem-se honrados de realizar com extrema devoção. A comunidade de Viterbo participa ativamente do evento e vivem esse dia como um momento para reforçar a própria fé.

Itália

O percurso da máquina começa na Chiesa di San Sisto, em proximidade da Porta Romana, por volta das nove da noite, mas desde cedo a cidade já vive um clima diferente. Seus moradores decoram as próprias casas e aguardam ansiosamente a passagem da máquina. No momento da passagem dos facchini vestidos de branco, o silêncio é a demonstração de respeito pelo esforço e fé de quem aceitou o desafio de transportar a macchina. Um espetáculo repleto de pathos e emoção.

Viterbo, macchina di Santa Rosa

O transporte da Macchina di Santa Rosa é patrimônio imaterial da Unesco e, esse ano, o percurso prevê sete paradas. Para assistir ao evento, é preciso comprar um dos 3200 ingressos para as tribunas montadas ao longo do percurso ou utilizar uma das cadeiras que a prefeitura coloca a disposição dos visitantes.

Os ingressos para as tribunas custam entre 30 e 35 euros e podem ser comprados no Ufficio turistico di Promotuscia (via Ascenzi, aberto diariamente das 10h ás 13h e das 15h às 19h30) ou no site www.ticketitalia.com . Se decidir assistir a manifestação em pé, é melhor chegar na cidade de Viterbo até às 16 horas porque muitas ruas serão interditadas e o tráfico limitado.

Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço! 

Booking.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

468x60