Itália. Lugares imperdíveis para curtir as cores e perfumes da primavera
Sempre repito que a primavera é uma das melhores estações do ano para viajar pela Itália.
Nessa época as temperaturas são menos rígidas. Mesmo com a excursão térmica, temos mais horas de sol e seja nas cidades ou nas províncias, as paisagens se tornam ainda mais exuberantes.
É uma verdadeira explosão de cores e perfumes. De norte a sul, a natureza nos presenteia com o melhor de si.
Quem mora na Europa sabe que a primavera é aguardada ansiosamente. Depois de meses de frio e dias curtos, os italianos não veem a hora de passear ao ar livre, de curtir parques e de estar a contato com a natureza.
Em Roma, por exemplo, é na primavera que vemos as glicínias floridas ou as azáleas que decoram as escadarias de Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna.
Na Itália existem muitos jardins monumentais, villas e parques que podem ser visitados, gratuitamente ou pagando um ingresso, e que são cenários “instagramáveis” para quem adora a arte de fotografar.
Pensando nisso, fiz uma seleção de alguns dos meus lugares preferidos para admirar a primavera na Itália. Já conhece algum deles?
Um clássico: os campos de girassóis que encontramos no Val d’Orcia e no Val di Chiana, nas províncias de Siena e Arezzo, na Toscana.
No início da primavera, geralmente no mês de abril, as escadarias de Trinità dei Monti, na Piazza di Spagna em Roma, são decoradas com inúmeras azáleas.
A beleza imbatível da Costa Amalfitana fica ainda mais atraente com as flores da Villa Rufolo, em Ravello.
Nem é preciso sair da capital para admirar toda a beleza da primavera. No Roseto Comunale de Roma é possível contemplar mais de 1100 tipos de rosas provenientes de diferentes partes do mundo.
Não é tão simples fazer a sua viagem coincidir com os poucos dias da florada das lentilhas no Parco dei Monti Sibillini, entre as regiões Umbria e Marche, mas se isso acontecer verá um verdadeiro “tapete” colorido de flores
A perfeição quase geométrica das flores que decoram a Villa Taranto, no Piemonte.
A beleza espontânea das flores de campo que durante a primavera cobrem os bosques do Val di Fassa, no Trentino Alto Adige.
As glicínias são as protagonistas da Villa Bardini, em Florença. O cenário ideal para fotos inesquecíveis.
Parece um quadro impressionista, mas é o Giardino di Ninfa, que fica na província de Latina, na região do Lazio, e já foi eleito um dos mais belos do país.