Booking.com
Portofino, Itália, Ligúria
Parques e perfume de naturezaSentir

Portofino, Ligúria: paraíso se mudou para lá

Portofino é um nome que ao ser pronunciado evoca conceitos como luxo e exclusividade. Pouco mais de quatrocentos habitantes, 2,53 km² de território incluídos em um parque natural, mansões, iates que flutuam em um mar cristalino e uma praça com boutiques sofisticadas. Obviamente, um lugar mais que privilegiado. Situada no chamado Golfo del Tigullio, ao leste de Gênova, Portofino fica na fronteira entre Santa Margherita Ligure e Camogli.

A cidade é considerada um dos balneários mais seletos da Itália. Ali passearam celebrities como Leonardo di Caprio e Courtney Kardashian, irmã de Kim, mas além de palco para os protagonistas do jet set internacional Portofino também é sinônimo de natureza incontaminada e reduto de turistas. Ninguém quer perder a chance de conferir a beleza do lugar, nem que seja depois de ter enfrentado uma boa caminhada e os olhares de quem – protegido por chapéus e óculos de sol que valem tanto quanto um veículo utilitário – prefere o aconchego de um restaurante a beira do porto e  com vista para elegantes edifícios coloridos.

Portofino, Itália

Claro que em um lugar circundado por penhascos e onde a circulação de carros é proibida, uma das maneiras mais fascinantes de conhecer essa parte da região Ligúria é via mar. Quem não precisa economizar e não tem familiaridade com barcos pode alugar uma lancha ou iate comandados por um capitão ou skipper com licença para navegar na área.

Portofino, Itália, Ligúria

Aqueles que amam o contato com a natureza e estão dispostos a caminhar podem optar por soluções mais baratas mas não menos interessantes. A primeira consideração a fazer é que a cidade mais próxima do balneário de Portofino é a graciosa e muito bem organizada Santa Margherita Ligure. Para chegar lá de carro é preciso pegar a rodovia (autostrada) A12 Genova-La Spezia até Rapallo e de lá seguir as indicações para Santa Margherita Ligure.

Portofino, Itália, Ligúria

Como em Portofino só podem transitar pedestres, você pode estacionar o automóvel no estacionamento coberto de Piazza Martiri della Libertà, em Santa Margherita, aberto 24 horas por dia. A ferrovia também é uma ótima opção para quem quiser evitar o estresse de pedágios e estacionamento. Da estação de La Spezia partem regularmente vários trens até Santa Margherita. A viagem dura cerca de uma hora e existem tarifas a partir de 6,30 euros (só ida).

Portofino, Itália, Ligúria

Chegando em Santa Margherita Ligure você pode ir até Portofino de táxi, a pé, caminhado por cerca de uma hora e vinte minutos – ou de ônibus. Em qualquer “tabaccheria” (indicada com a letra T) compre o Portofino-pass, uma passagem de ônibus que dura 75 minutos a partir do momento que for validada. O custo é de 3 euros. O percurso dura cerca de 15 minutos e o ônibus faz duas paradas intermediárias em Covo di Nord Est e Paraggi, um lugar cuja beleza é de tirar o fôlego.

Portofino, Itália, Ligúria

Se você não é muito esportivo uma maneira menos cansativa de não perder a paisagem é pegar o ônibus até Paraggi e de lá percorrer a pé a trilha circundada por vegetação até Portofino. Durante o percurso você encontrará bancos para sentar e admirar a paisagem a custo zero ou bater papo com outros turistas que aproveitam a sombra para tirar um sanduíche da mochila e fazer uma pausa. Sem exageros, eu definiria Paraggi um pedacinho de paraíso. Suas águas verde-esmeraldo e seu panorama único surpreendem até os mais céticos. Ali também fica o exclusivo Eight Hotel Paraggi, reduto de ricos e famosos.

Portofino, Itália, Ligúria

Nos meses frios os chamados “stabilimenti balneari”, quiosques com com chuveiros, espreguiçadeiras e bar-cafeteria permanecem fechados. Durante o verão, Paraggi é um lugar disputadíssimo e os seus ângulos mais exclusivos estão sob a concessão dos quiosques. Para conquistar o direito de tomar sol ou nadar nessa praia há quem frequente o stabilimento, pagando no mínimo 25 euros por pessoa para o aluguel de uma espreguiçadeira. Quem economiza tenta conquistar um pedacinho da areia da “spiaggia libera” (praia com acesso livre e gratuito).

Portofino, Itália, Ligúria

Para evitar as multidões, o meu segredinho é procurar por uma localidade chamada Niasca, na baía de Paraggi. Ali a praia é lindíssima e um pouco mais escondida. No local também há uma lojinha chamada Outdoor Paraggi para o aluguel de caiaques. De Paraggi até Portofino a caminhada é tranquila e poderia ser rápida se você não sentisse a necesidade impelente de parar a cada minuto para fotografar cenários inesquecíveis.

Portofino, Itália, Ligúria

Durante o percurso, você cruzará com diversas mansões, empregados que levam cachorros para passear, fotógrafos e curvas estonteantes. A última delas é aquela com vista para a baía de Portofino. Chegando lá, uma das primeiras coisas que notará é a igreja de San Giorgio, seguida pelo o reflexo dos edifícios coloridos na água cristalina do porto.

Portofino, Itália, Ligúria

Na praça do balneário, há quem passei, “desfile” ou deguste especialidades da Ligúria nos restaurantes locais. Do lado oposto fica o Castello Brow e a sua vista panorâmica da baía de Portofino, um lugar que você não esquecerá tão cedo.

Para aluguel de barcos: Nissin Yatchs: Via Maragliano, 14/A
-Santa Margherita Ligure, Tel: 0185286057, Marco Olivari: Via Bottaro, 35 –Santa Margherita Ligure, Tel: 3339.3399539 ou Motor Marine: Via Garibaldi, 17. Santa Margherita Ligure,
Tel: 0185288408  Motor Marine
- Via Garibaldi, 17. Santa Margherita Ligure,
Tel: 0185288408   
Barcos turísticos: Servizio Marittimo del Tigullio, Piazza Mazzini, 33A, Santa Margherita Ligure. Descubra as linhas com os trajetos completos no site.
Táxis: Piazza Vittorio Veneto. Tel. 0815/2879998, Santa Margherita Ligure 
Como você pode contribuir com a atualização constante do Post-Italy.com? Contratando os serviços de nossos parceiros afiliados. Reservando qualquer hotel na caixa de busca do Booking.com presente aqui no site sem pagar nada a mais por isso, comprando antecipadamente aqui os ingressos para os principais monumentos italianos com a nossa parceira Get your Guide ou adquirindo ingressos para shows nos banners que você encontra na lateral direita do site. Obrigada!

This article has 4 comments

  1. Natalie

    Oi, Anelise. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  2. anelise sanchez

    Oi querida! Que coisa maravilhosa! Fico muito muito feliz!
    Grazie e baci.

  3. alex oliveira

    Post mais completo que já li até hoje. Contempla andarilhos, preguiçosos, aventureiros e tudo mais.

  4. anelise sanchez

    Puxa, que bom! Fico feliz!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *