receitas italianas com tomates
SaborearVinhos e receitas

4 Receitas com tomates típicas do verão na Itália

Com a chegada do verão na Itália a nossa alimentação muda, privilegiando as frutas e as verduras típicas da estação e pratos mais leves. Pessoalmente, sofro com o calor exagerado de Roma, mas nessa época do ano aprecio a variedade de hortifrutigranjeiros presentes nas feiras e supermercados. Se tivesse que associar o verão italiano a uma cor e a um sabor, para mim eles seriam sem dúvida o vermelho intenso e os tomates. Digo tomates – assim, no plural – porque na Itália existe uma variedade incrível deles.

Receitas típicas do verão na Itália

A própria palavra pomodoro, masculina em italiano, possui uma etmologia –  pomo d’oro – que indica indica um produto precioso, capaz de absorver todas as virtudes do sol. O tomate também é símbolo de italianidade e o logotipo do meu site, o Post-Italy.com

Desde aqueles com menos sementes e mais carnudos, ideais para preparar o tradicional molho de tomates, até aqueles cereja, o datterino (pequeno, alongado e muito doce), o pizzutello (oval e pontudo), aquele de Pachino, na Sícilia, o San Marzano (de polpa delicada), o Pomodori del Piennolo del Vesuvio e inúmeras outros tipos, incluindo aqueles ideais na preparação de saladas.

Aqui no Post-Italy.com já contei sobre a tradição de realizar em casa, artesanalmente, a passata di pomodoro ou o molho de tomates que as famílias armazenam para consumir durante o ano inteiro.  É no verão que os tomates esbanjam sabor e é por isso que eles são os protagonistas de tantas receitas italianas durante a estação. Nesse post, selecionei quatro entre os tantos pratos símbolos do verão italiano para você provar durante a sua viagem para a Itália ou para tentar replicar em sua própria casa.

Insalata Caprese al pomodoro

Essa é a receita mais simples de todas. Mesmo quem não sabe cozinhar consegue prepará-la de olhos fechados. O que faz a diferença nessa receita baseada na genuinidade de seus sabores é a qualidade das matérias-primas.

Receitas típicas do verão na Itália

Os ingredientes são: tomates maduros mas bem durinhos, mozzarella di bufala de primeira, manjericão, sal e um excelente azeite extravirgem italiano, óbvio. Corte o tomate em rodelas e a mozzarella di bufala em fatias. Comece a montá-las no prato alternando uma fatia de tomates, sal, manjericão e a mozzarella. Regue cada porção com o azeite.

Pappa al pomodoro

Essa é uma das receitas toscanas que amo preparar em casa durante o verão. Como outras receitas toscanas, é considerada um piatto povero (prato pobre) porque recicla o pão adormecido, que na maior parte da Toscana é sciapo, ou seja, sem sal. O motivo é sobretudo histórico porque a partir do século XII Pisa cobrava caro aos rivais florentinos o sal que chegava até o porto toscano. A briga pelo sal foi até tema de um dos cantos da Divina Comédia, de Dante Alighieri. No canto do Paradiso, ele afirmava: “tu proverai sì come sa di sale lo pane altrui»,

Eu definiria a pappa al pomodoro um prato inteligente porque com poucos ingredientes o resultado é excepcional. A melhor pappa al pomodoro que já provei aqui na Itália foi aquela preparada no restaurante Le Delizie di Aldo, em Monte San Savino, na província de Arezzo.

Receitas típicas do verão na Itália

Para preparar a receita você precisará de cerca de 300 gramas de pão do tipo italiano (melhor ainda se já adormecido e não fresco), folhas de manjericão, 400 gramas de tomates, aglio in camicia (alho com a casca) caldo de vegetais, sal, peperoncino e o melhor azeite à sua disposição.

Comece colocando um pouco de água para ferver. Lave os tomates e na parte superior de cada um deles faça um corte com a faca na forma de uma cruz. Isso facilitará remoção de sua casca. Quando água estiver borbulhando, mergulhe os tomates por poucos segundos até que a casca dos tomates se rache. Retire-os imediatamente da água e aguarde que eles se esfriem.

Receitas típicas do verão na Itália

Prepare um caldo de vegetais fervendo uma cenoura, uma cebola, um pedaço de salsão e um tomate. Quando estiver pronto, coe o caldo e reserve. Em uma panela, refogue o alho e uma pitada de peperoncino no azeite e acrescente os tomates sem casca, já cortados e sem sementes. Mantenha o fogo baixo e mexa delicadamente. Quando o tomate estiver cozido, acrescente um pouco de caldo, as folhas de manjericão e o pão adormecido em pedaços. O ideal é criar uma mistura uniforme e lisa, um pouco densa, na consistência de uma papinha. Sirva morna, em cumbucas, regada a azeite e com uma folha de manjericão fresco.

 Pomodori ripieni

Pomodori ripieni (tomates recheados) são um prato muito consumido durante o verão italiano. Para preparar essa receita você precisará de seis tomates grandes, azeite, hortaliças frescas, pimenta, sal, 1 xícara de arroz, parmesão ralado. Comece preaquecendo o forno a 180 graus. Corte uma pequena tampa na parte alta dos tomates. Faça uma tampa maior no topo do tomate, deixando a polpa aparecer. Com a ajuda de uma colher, retire a polpa com cuidado para não furar o tomate. Reserve a polpa. Regue a parte interna dos tomates vazios com sal e azeite.

Receitas típicas do verão na Itália

Refogue a polpa retirada dos tomates com azeite e alho e quando estiver pronta acrescente à ela o arroz já cozido. Salpique a misture com as hortaliças de sua preferência e parmesão. Encha cada tomate com a mistura, cubra-os com as calotas cortadas inicialmente e leve-os ao forno por cerca de 30 minutos. Sirva acompanhado por batatas assadas no forno com alecrim.

Panzanella

A panzanella toscana é outro prato italiano com a cara do verão e que também recicla o pão amanhecido. Os ingredientes são: pão italiano, azeite, sal e pimenta do reino, cebola roxa fresca cortada em rodelas muito finas, vinagre branco, pepinos, tomates maduros e folhas de manjericão. Comece cortando a cebola em fatias bem fininhas e colocando-as em uma bacia com água e uma colher de vinagre branco por pelo menos uma hora.

Receitas típicas do verão na Itália

Corte o pepino em fatias e os tomates em cubos. Reserve. Corte o pão italiano em fatias, eliminado a parte da casca. Molhe as fatias com uma solução de água e uma colher de vinagre branco. O ideal é que fiquem úmidas, mas que o pão não de despedace totalmente. Quando o pão estiver molhado, aperte-o para retirar o excesso de água. Comece a unir os ingredientes em uma bacia, inclusive a cebolas que você terá escoada da bacia de água. Acrescente sal, pimenta, folhas de manjericão e muito azeite para dar sabor ao prato. Buon appetito!

INGRESSOS PARA ATRAÇÕES

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

TRANSFERS

Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *