
Por dentro do Castel Sant’Angelo em Roma
Quando avistamos a imponência do Castel Sant’Angelo em Roma fica difícil imaginar que, na verdade, essa grande fortaleza foi pensada como um monumento fúnebre.
O edifício surgiu em 123 d.C como mausoléu do imperador Adriano e desde então teve diversas funções. Foi um posto avançado das muralhas aurelianas, serviu como prisão e refúgio para os papas até transformar-se em um museu com 58 salas.
Seu nome atual deriva do século VI, o período no qual o Papa Gregório, liderando uma procissão pelo fim da peste, afirmou ter visto o Arcanjo Miguel.
Na visão, ele estaria brandindo a sua espada e anunciando o fim da terrível epidemia que devastou Roma. Para celebrar o evento, o Papa ordenou que uma estátua do anjo fosse posicionada no alto do Castelo.
Visitar esse monumento é uma maneira de percorrer séculos e conhecer alguns dos momentos históricos mais importantes da cidade eterna. Em suas diversas alas você conhecerá as celas, prisões e o Cortile d´Onore, o pátio usado antigamente como depósito para munições. Você o reconhecerá facilmente porque ele é decorado por balas de canhões.
No interior do Castelo, você poderá contemplar os elegantes apartamentos dos Papas do Renascimento, seus móveis de época, decorações suntuosas e paredes cobertas por afrescos. Entre eles, não deixe de admirar a chamada Sala Paolina e seus afrescos ilusionistas trompe-l´oeil realizados por Perin del Vaga e e Pellegrino Tibaldi.
Outra atração incrível (mas nem sempre aberta) é o famoso Passetto di Borgo, o corredor secreto que une o Castelo ao Vaticano construído em 1277 por ordem do Papa Nicolò III. Foi ele que decidiu transferir a residência pontifícia do Palazzo Lateranense, pouco protegido em caso de ataques, para o Vaticano.
O edifício tornou-se ainda mais famoso do lançamento do filme Anjos e Demônios, inspirado na obra do escritor Dan Brown, e todos os dias é repleto de turistas.
O castelo situa-se às margens do rio Tibre, bem de frente para a Ponte Sant´Angelo. Roma possui diversas pontes, como mostro nesse post aqui, mas essa, decorada por estátuas de anjos, é de uma beleza única.
Quando estiver no alto do castelo, além de fotografar a estátua do Arcanjo Miguel, aproveite para admirar a vista e provar a sensação de dominar Roma, mesmo que só por alguns instantes.
Procurando hospedagem? Reservando qualquer hotel aqui no Post-Italy.com, a partir dessa caixa de busca, você não paga nem um centavo a mais por isso e eu ganho uma pequena comissão. Assim você colabora com a atualização constante do site e eu agradeço!