
Isola Maggiore. A ilha de 15 habitantes e da poesia no Lago Trasimeno
Se você está a procura de uma cidadezinha charmosa na Itália anote esse nome: Isola Maggiore, no lago Trasimeno.
Não é de hoje que eu comento aqui no blog as razões para você incluir a Úmbria em seu próximo roteiro de viagem pela Itália. Arte, natureza, gastronomia, espiritualidade e cenários românticos não faltam nessa região do centro do país.
Entre os lugares que vistamos na Úmbria, a Isola Maggiore é um daqueles que considero mais especiais. Se trata de uma das três ilhas naturais presentes no Trasimeno, o mais antigo lago italiano e o quarto maior da Itália, com uma superfície de 126 quilômetros quadrados.
A ilha é habitada desde a época romana e durante o passar dos séculos enfrentou períodos de desenvolvimento e de crise. Atualmente, quem desfruta de seu território de 24 hectares são apenas 15 moradores que vivem sobretudo de pesca e turismo.
Para chegar na Isola Maggiore você precisa pegar uma balsa que parte das cidades de Tuoro sul Trasimeno ou de Passignano sul Trasimeno.
Só para você ter uma ideia, a distância entre Perugia e Tuoro sul Trasimeno è de cerca 35 km e o custo da passagem de ida e volta de Passignano sul Trasimeno até Isola Maggiore é de 7,30 euros mais 0,70 centavos de euro de tarifa de desembarque.
Logo que você chegar na Isola Maggiore encontrará um centro de informação turística na rua principal da ilha, Via Guglielmi. Bem na frente da estrutura fica um mapa da ilha indicando quais itinerários você pode seguir.
Para explorar o vilarejo, pagando três euros por pessoa você poderá visitar as suas principais atrações e ouvir as explicações de um guia sobre suas obras de arte: a chamada Pieve di S. Michele Arcangelo, edifício de culto do século XIII, a Casa del Capitano del Popolo e o Museo del Merletto ou Museo do Bordado.
Nós começamos o nosso percurso explorando a parte mais alta da Isola Maggiore, percorrendo uma trilha que leva até a Pieve di San Michele Arcangelo e a uma vista incrível do Lago Trasimeno.
Já adianto que percorrer a pé essa trilha exige fôlego e uma dose de esforço. A subida é puxada e quem viaja com crianças deve abandonar a ideia de usar um carrinho de bebê.
Ao percorrer a ilha você tem a sensação de estar em um lugar onde o tempo segue outro ritmo. Circulando você notará que seus poucos moradores podem conceder-se o luxo de perder tempo. De sentar-se diante da porta da própria casa e ver a vida passar. Ou de escrever poesias como aquela que decora um dos bancos da Via Gugliemi: “Ti manderò un bacio con il vento e so che lo sentirai, ti volterai senza vedermi ma io sarò lì”. (Te mandarei um beijo com o vento e sei que você o sentirá, você se girará sem me ver, mas eu estarei ali).
Na Isola Maggiore a natureza ainda é a protagonista. Oliveiras, ciprestes, pinheiros e álamos criam um cenário de paz e não é difícil entender porque, em 1211, São Francisco de Assis tenha escolhido a Isaola Maggiore para passar a Quaresma.
Em sua homenagem, na ilha foi construído um convento franciscano e uma igreja, desde 1887 comprados por um marquês e transformados em uma residência de luxo chamada Villa Isabella.
Para os devotos do santo, é possível conhecer alguns dos lugares pelos quais São Francisco de Assis teria passado. Nas margens do lago, do lado do qual se vê Passignano sul Trasimeno e a chamada Isola Minore, fica uma fonte que São Francisco teria escavado com as próprias mãos, uma capelinha que ptotege o locla onde ele teria se refugiado e uma moderna estátua de bronze dedicada ao santo.
Depois te ter visitado os lugares frequentados por São Francisco de Assis, completamos a nossa visita pela ilha explorando a Via Gugliemi, a igreja del Buon Gesù e, enfim, degustando um aperitivo com direito a uma vista do Lago Trasimeno.
Sobre a região da Úmbria, leia também:
Rasiglia, o encantador vilarejo dos riachos na Úmbria
Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria
Gubbio: Úmbria medieval que encanta
La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria
Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível
La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve
Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio
Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma
Cascata delle Marmore: emoções primordiais na cachoeira mais alta da Europa
Viver a emoção de visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia
Spello, o vilarejo dos becos e sacadas floridas na Úmbria
TRANSFERS: Se procura motoristas confiança para te pegar no aeroporto ou para te acompanhar até o hotel ou em qualquer bate e volta, reserve o seu transfer aqui.
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.