Para arregalar os olhos. O mosteiro de Santa Clara em Nápoles
O Complesso Monumentale di Santa Chiara ou Mosteiro de Santa Clara em Nápoles é um daqueles lugares potentes, capaz de fazer você mudar de ideia sobre a cidade.
Se è vero che… a beleza está no olhos de quem vê, acho que essa máxima adapta-se perfeitamente aos turistas que visitam Nápoles pela primeira vez.
Você pode enxergar a capital partneopeia com a desconfiança de quem repassa em mente as cenas violentas da série Gomorra ou imergir corpo e alma em uma terra que se tivesse uma voz seria aquela de uma grande fabulista.
Apesar de sublinhar com força alguns dos lugares comuns sobre a cidade, para compreender melhor essa metrópole sugiro que assistam o filme Napoli Velata (Nápoles Velada), do cineasta turco Ferzan Özpetek.
Se trata de um thriller dramático e erótico que percorre uma Nápoles ambígua e quase indecifrável. Que revela alguns dos aspectos, crenças, hábitos e lugares mais característicos da metrópole. Um deles, o Cristo Velato da Cappella Sansevero, já foi tema de post aqui no blog.
Se Nápoles tem um quê de teatral, suas ruas são um palco que trocam continuamente de cenário.
No final da tarde, com o calar do sol os arredores da Piazza del Gesù Nuovo se transformam. Spaccanapoli – um dos eixos que divide idealmente a cidade em duas – ganha uma atmosfera ainda mais vibrante.
Gente que que vem. Gente que vai. Os barzinhos com mesas ao ar livre começam a encher. A fachada aparentemente austera da igreja del Gesù Nuovo esconde a riqueza de detalhes do barroco. Ornamentos reluzentes contrastam com os sem-teto que, com cartazes multilíngue, esperam na caridade alheia.
Ainda no centro histórico, a poucos metros da movida fica um lugar que parece fugir do caos e do burburinho externo: o Complesso Monumentale di Santa Chiara. O complexo franciscano começou a ser erguido por volta de 1310 sob ordens do rei Roberto d’Angiò e de sua esposa, Sancia di Maiorca.
Inicialmente, foram construídos dois conventos: um feminino para as clarissas e outro masculino para os frades franciscanos. Além de uma basílica, destruída em 1943 durante a Segunda Guerra Mundial e reinaugurada 10 anos depois, e de um pequeno museu com uma biblioteca, o complexo inclui um claustro com jardim, a parte mais famosa do edifício.
O claustro sofreu mudanças arquitetônicas ao longo dos anos (as mais importantes no século XVIII), mas ainda hoje mantém seus 66 arcos góticos e a decoração com afrescos com cenas do Velho Testamento.
A parte mais impressionante do claustro são os seus jardins cercados por 64 colunas e bancos recobertos por maiólicas coloridas. Elas foram realizadas pelos artesãos Donato e Giuseppe Massa, que não erraram ao tentar harmonizar a cor das maiólicas com a vegetação ao seu redor. A decoração representa paisagens, flores, cenas campestres, cenas de vida comum na época de sua construção e figuras mitológicas, criando um cenário para fotógrafo nenhum colocar defeito.
O complexo também abriga um pequeno museu que conserva objetos que sobreviveram ao incêndio de 1943, um sítio arqueológico composta por um edifício termal e uma sala dedicada a uma arte tipicamente napolitana; aquela dos presépios.
Atualmente o claustro promove periodicamente exposições artísticas e iniciativas culturais. É um dos pontos turísticos mais apreciados pelos turistas que passam pela cidade e que ficam boquiabertos diante do talento dos artesãos napolitanos.
Sobre Nápoles e arredores, leia também:
Reggia di Caserta, toda a beleza do maior palácio real do mundo
San Gregorio Armeno. A famosa rua dos presépios em Nápoles
O Cristo Velato e a famosa Cappella Sansevero em Nápoles
Onde comer em Nápoles. O street food che fa bene ao paladar e ao bolso
RESERVA DE HOTÉIS: Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.
SEGURO DE VIAGEM: Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.