Spello, o vilarejo dos becos e sacadas floridas na Úmbria
Você sonha em conhecer aquela Itália feita de cidadezinhas charmosas e de paisagens bucólicas? Então pense seriamente em incluir a Úmbria e Spello em seu roteiro pelo país.
Essa região no centro da Itália é um “coringa” porque reúne, em um único território, natureza, um grande patrimônio artístico, itinerários religiosos como aqueles de Assis e Cássia, lugares reconhecidos como patrimônio da humanidade pela Unesco e uma ótima oferta enogastronômica. Ali “nascem” excelências italianas como as trufas negras ou vinhos como o Sagrantino di Montefalco.
Spello fica na província de Perugia, a cerca de 35 quilômetros da graciosa cidade de Spoleto, e com um centro histórico rico de monumentos romanos, medievais e renascimentais.
A melhor maneira de visitá-la é passear sem pressa entre seus becos floridos. Vocês lembram os versos daquela canção do Titãs… “Há flores por todos os lados, há flores em tudo o que eu vejo?”. É a trilha sonora perfeita para a Spello.
No nono domingo depois da Páscoa acontece na cidade a chamada Infiorata del Corpus Domine, uma iniciativa que existe desde 1831 e que recobre as ruas de seu centro histórico com tapetes de pétalas de flores que chegam a superar 50 metros de comprimento. Nessa ocasião, a cidadezinha chega a receber até 80 mil visitantes em um fim de semana.
Em julho, a prefeitura também promove o concurso “Finestre, balconi e vicoli fioriti” (Janelas, sacadas e becos floridos) para eleger as melhores decorações presentes na cidade.
Não é só uma questão estética ou uma disputa entre os moradores da cidade. O embelezamento urbano é compartilhado com os turistas que não resistem, por exemplo, a sessões fotográficas diante de floreiras realizadas com caixas de vinhos de prestígio como o Sassicaia.
Spello teve um passado glorioso. Foi conquistada pelos romanos, mas conseguiu manter a sua autonomia e identidade e teve o privilégio de ser reconhecida como “Splendidissima Colonia Julia” pelo imperador Ottaviano Augusto (Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus).
No IV século, graças a Constantino Spello também conquistava o direito de celebrar autonomamente competições com gladiadores. Uma placa de mármore que declarava essa medida foi encontrada na cidade em 1773.
Seu rico passado também é evidente na chamada Villa dei Mosaici si Spello, um complexo do período imperial descoberto em 2005, durante escavações para realizar um estacionamento, e transformado em um museu.
Se tratava de uma residência de um personagem potente cuja pavimentação é decorada por mosaicos e pinturas. Provavelmente era um comerciante de azeite ou vinho porque no local foram encontradas várias ânforas.
Spello ainda mantém vestígios de muralhas romanas com cinco portas de ingresso. A mais imponente é a Porta Venere, recoberta de mármore travertino e circundada por duas torres.
Em seu centro histórico, na Piazza della Repubblica fica uma de suas atrações mais conhecidas: a igreja de Santa Maria Maggiore, que na Cappella Baglioni conserva afrescos de Pinturicchio que ilustram cenas do Novo Testamento mas até pouco tempo fechada para um restauro. Outro edifício de culto importante é a Chiesa di Sant´Andrea (Via Cavour), igreja gótica do século XIII.
“Se você tiver um dia inteiro à disposição, fora do centro histórico de Spello, ao longo da Via Flaminia, fica a Villa Fedelia, um edifício construído no final de 1600 sobre uma antiga área sacra romana com lindos jardins monumentais e terraças, aberto ao público diariamente das 10h30 às 13h e das 15h às 18h.Nas redondezas, a estrada para Assis que sobe o Monte Subasio garante vistas incríveis dos vilarejos da região.
Durante a sua passagem por Spello aproveite para comprar azeite e provar delícias locais em um restaurante típico como La Cantina di Spello (Via Camillo Benso Conte di Cavour, 2).
Sobre a região da úmbria, leia também:
Viver a emoção de visitar o Santuário de Santa Rita de Cássia
Rasiglia, o encantador vilarejo dos riachos na Úmbria
Bate-volta Roma Spoleto, patrimônio da humanidade na Umbria
Gubbio: Úmbria medieval que encanta
La Scarzuola, a mística cidade ideal na região da Úmbria
Bate-volta Roma Orvieto, uma experiência inesquecível
La notte del Barbacane, o histórico assalto à Città della Pieve
Perugina e a história de amor que inspirou o bombom Bacio
Como ir de Roma a Assis e aproveitar o melhor da cidade. Um tour que faz bem para a alma
Cascata delle Marmore: emoções primordiais na cachoeira mais alta da Europa
Pingback: giorno tre - itália - úmbria - a espetacular le infiorate em spello. - dcpv
Pingback: giorno quattro - itália - úmbria - super fantástico, o balão mágico umbro. - dcpv