Roma Pass como funciona
Informações práticas

Roma Pass: como funciona e quando a compra é um ótimo negócio

Assim como outras capitais europeias, Roma também tem um passe de atrações e transportes. O chamado Roma Pass é um cartão que facilita a vida dos turistas de passagem pela cidade eterna e que, se usado de maneira esperta, pode revelar-se sinônimo de economia.

Como funciona o Roma Pass e como obter vantagens desse passe? Antes de mais nada, é preciso especificar que existem dois tipos de Roma Pass: um deles é válido por 48 horas, o outro por 72 horas. Eles custam, respectivamente, 28 e 38,50 euros. Ambos permitem o uso ilimitado das linhas de metrô, ônibus, bonde e as linhas de trem Roma-Lido (que une a estação Roma Porta San Paolo até o litoral de Ostia), Roma Flaminio Piazza del Popolo-Viterbo (até Sacrofano) e Roma-Giardinetti.

O cartão é ativado quando usado pela primeira vez, seja no transporte público ou na atração escolhida, e encerra-se à meia-noite do segundo ou terceiro dia. Também vale a pena sublinhar que o Roma Pass não inclui o transporte de e para os aeroportos da capital.

Você pode comprar o Roma Pass nos pontos de informação turística, nos museus e atrações que aderem à iniciativa, nos aeroportos Leonardo da Vinci (Fiumicino) e Ciampino e também na estação ferroviária de Termini. Também existe a possibilidade de adquirir o passe pela Internet, mas no momento da compra é preciso escolher em qual ponto de informação turística (Punti Informativi Turistici – PIT) você irá para retirá-lo. Selecione aquele mais próximo de seu hotel ou no centro histórico da cidade.

Roma Pass

Além do transporte incluído no preço, com o Roma Pass você terá direito ao ingresso gratuito a um museu ou sítio arqueológico (no caso do passe de 48 horas) ou dois museus ou sítios arqueológicos no caso do passe válido por 72 horas, além de ingressos com descontos nas demais atrações que você decidir visitar e um mapa.

Na minha opinião, o Roma Pass é válido para quem, por exemplo, visita a cidade pela primeira vez e, obviamente, não quer perder a chance de conferir pontos turísticos “must see” como Fórum Romano, Coliseu e Palatino e a Galleria Borghese. Basta fazer as contas para conferir as suas vantagens. Os ingressos para o tris Fórum Romano + Coliseu + Palatino (14 euros incluindo o suplemento de venda online) e a Galleria Borghese (15 euros online) somados ao bilhete para o transporte válido por 72 horas (18 euros) custariam 47 euros contra os 38,50 euros do Roma Pass 72 hours.

Vale a pena lembrar que devido à grande procura, seja para a Galleria Borghese seja para a área arqueológica do Palazzo Valentini/Domus Romane a reserva é obrigatória (melhor fazer com pelo menos 10 dias de antecedência) mesmo com o Roma Pass por telefone (0039 0632810) ou email info@tosc.it

Se o desconto aparentemente é mínimo, é preciso lembrar que com o Roma Pass o turista terá direito a descontos em todas as demais atrações como, por exemplo, os Museus Capitolinos, a Galleria Spada, o Castel Sant´Angelo, a Via Ápia, o Museu da Centrale Montemartini, só para citar algumas. Nesse link você encontra as tarifas de todos os museus para decidir qual deles visitar.

Outra coisa impagável é a chance de “furar fila” legalmente e ir direto para à entrada da atração ou museu visitado, evitando longas horas de espera. Enfim, uma dúvida frequente dos turistas: os museus vaticanos fazem parte do circuito? A resposta é não, mas se quiser pode comprar antecipadamente o seu ingresso com o nosso parceiro, a Get your Guide.

INGRESSOS PARA ATRAÇÕES

Se você encontrou dicas e informações úteis nesse blog, uma maneira legal de retribuir o Post-Italy.com é comprar antecipadamente, online, os seus ingressos para atrações italianas, inclusive o Roma Pass, com o nosso parceiro, a Get your Guide. É rápido, em português e você recebe os vouchers diretamente por em-mail. Todo mundo sai ganhando e você evita filas em qualquer cidade da Europa! Você pode dar uma olhada na página da Get your Guide e conferir.

RESERVA DE HOTÉIS

Esse blog só existe graças à colaboração de cada um dos leitores. Por isso, se você realizar a sua reserva através dos links do Hostelsclub ou do Booking.com aqui no Post-Italy.com, as plataformas repassam uma pequena comissão para nós e você paga menos pelo seu hotel. Você apoia o nosso site e já sai do Brasil com tudo programado.

SEGURO DE VIAGEM

Ninguém merece imprevistos durante uma viagem. Compare preços e reserve também o seu seguro de viagens, evitando qualquer perrengue durante a sua permanência no exterior.

Seguro viagem geral 300x250

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *